Globo demite ao menos 20 jornalistas

Cortes foram feitos em São Paulo, Brasília e no Rio de Janeiro nos veículos “Valor Econômico”, “CBN”, “O Globo” e “Extra”
Por: Brado Jornal 07.nov.2023 às 14h12
Globo demite ao menos 20 jornalistas

O Grupo Globo demitiu pelo menos 20 jornalistas na segunda-feira (6). Os cortes foram realizados no Valor Econômico, CBN, O Globo e Extra em redações de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

Entre os trabalhadores desligados está Carlos Andreazza, apresentador da CBN no Rio de Janeiro. Ele atuou na rádio por cerca de 3 anos. Em sua conta no X (ex-Twitter), o jornalista disse ter trabalhado com “pessoas incríveis” e aprendido “muito” no veículo. 

A Federação Nacional de Jornalistas e os Sindicatos dos Jornalistas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília exigiram, em comunicado, que as demissões fossem anuladas.

Segundo as organizações, os desligamentos não foram negociados previamente com os sindicatos e o Grupo Globo não apresentou medidas para atenuar o impacto das demissões.

“É necessário que a empresa abra negociação imediata com as entidades e garanta que novos cortes não ocorrerão nos próximos dias”, disseram.

O comunicado também cita os cortes realizados pelo Grupo Globo no início de 2023. De 3 a 6 de abril, ao menos 40 funcionários foram demitidos do Departamento de Jornalismo do conglomerado de mídia. À época, os desligamentos foram realizados em g1, GloboNews, TV Globo e afiliadas. Entre os trabalhadores desligados estavam jornalistas com anos de empresa, como César Galvão, Marcelo Canellas e Giuliana Morrone.


Eis a íntegra do comunicado publicado pela Fenaj em conjunto com os sindicatos:

“Ao menos 20 profissionais foram demitidos nesta segunda-feira: empresa não realizou negociação prévia com as entidades sindicais

“Nossa categoria demonstrou por inúmeras vezes o seu papel central na defesa da democracia e da livre circulação de informações. Para os patrões, entretanto, somos mera mercadoria dispensável, calculada em planilhas de engravatados que pouco sabem (mas deveriam saber) que o jornalismo de qualidade se faz com profissionais que tenham salários dignos e direitos respeitados.

“Infelizmente, nesta segunda-feira (6 de novembro), profissionais do ‘Valor’, da Editora Globo e da ‘CBN’ foram demitidos nas três sedes da empresa, em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Até o momento, em levantamento prévio realizado pelos sindicatos, ao menos 20 jornalistas foram demitidos.

“A extensão e o impacto desses cortes, que podem se caracterizar como uma demissão coletiva, não foram negociadas previamente com os sindicatos. Para piorar, a empresa sequer apresentou planos que ao menos atenuassem o impacto da demissão, como a extensão do plano de saúde. Profissionais com décadas de experiência e de grande contribuição para o jornalismo foram sumariamente dispensados.

“Os Sindicatos dos Jornalistas de SP, RJ e DF, além da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), denunciam essa grave situação e exigem que as demissões sejam anuladas. É necessário que a empresa abra negociação imediata com as entidades e garanta que novos cortes não ocorrerão nos próximos dias.

“O jornal ‘Valor Econômico’, a Editora Globo (que publica o periódico ‘O Globo’ e revistas mensais) e a CBN estão subordinados a uma mesma direção dentro do Grupo Globo. Em abril, a TV Globo também protagonizou dispensa coletiva, demitindo centenas de radialistas e jornalistas nas diferentes praças da empresa.

“As entidades sindicais expressam toda a solidariedade aos jornalistas demitidos e se mantêm à disposição para prestar apoio e lutar pelos direitos e pela dignidade de nossa categoria!

“Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Município do Rio de Janeiro e Distrito Federal

Federação Nacional dos Jornalistas”



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
CPMI do INSS antecipa depoimento de Daniel Vorcaro para segunda-feira
Oitiva do dono do Banco Master marcada para 23 de fevereiro às 16h, com foco exclusivo em irregularidades de empréstimos consignados; acordo evita habeas corpus
Adolpho Loyola rebate críticas ao atraso no anúncio da chapa governista para 2026
Secretário afirma que grupo de Jerônimo Rodrigues está tranquilo e sem pressa, lembrando que em 2022 a definição ocorreu só no final de março
STF declara inconstitucional lei municipal que instituiu Escola Sem Partido
Por unanimidade, plenário suspende norma de Santa Cruz de Monte Castelo (PR) por violação à liberdade de ensino, pluralismo de ideias e invasão de competência da União
MPF move ação contra TV Globo por erro na pronúncia de "recorde"
Procurador em Minas Gerais alega dano ao patrimônio cultural e solicita indenização milionária
Carregando..