Israel não convida Brasil para encontro na ONU com famílias de reféns

A diplomacia brasileira confirmou a informação
Por: Brado Jornal 16.nov.2023 às 15h34 - Atualizado: 16.nov.2023 às 15h35
Israel não convida Brasil para encontro na ONU com famílias de reféns
Divulgação

O governo de Israel não convidou o Brasil para um encontro que promoveu, nesta terça-feira (14), com parentes de reféns levados pelo Hamas. A reunião ocorreu na sede da ONU, em Genebra, na presença de pelo menos dois ministros do governo de Benjamin Netanyahu.

O objetivo do encontro era o de informar aos demais governos sobre a situação dos reféns, a ausência de informação por parte das família e tentar sensibilizar a comunidade internacional sobre a necessidade da guerra contra o Hamas. 

Procurada, a diplomacia brasileira admitiu que não foi convidada. A missão de Israel em Genebra também confirmou que não houve o convite, mas explicou que havia sido apenas um "erro" no envio da mensagem aos delegados do Itamaraty.

A "falha" ocorre depois de uma série de polêmicas envolvendo os dois países. O governo brasileiro havia demonstrado irritação diante da ausência dos nomes de seus cidadãos nas listas feitas por Israel para permitir a saída de estrangeiros de Gaza. Os 32 brasileiros apenas entraram na sétima lista publicada pelas autoridades em Tel Aviv.

O mal-estar ganhou um capítulo novo quando o embaixador de Israel em Brasília, Daniel Zonshine, esteve em um encontro em Brasília com o ex-presidente Jair Bolsonaro no dia 8. O Itamaraty considerou o gesto como um grave erro. Naquele momento, porém, evitou abrir uma crise. O temor era que qualquer ruído poderia afetar o resgate dos brasileiros.

Após o incidente, a embaixada de Israel afirmou que não sabia que Bolsonaro estaria no evento na Câmara dos Deputados.

Na mesma semana, o Ministério da Justiça teve de emitir uma nota para esclarecer que investigações sobre eventuais suspeitos de terrorismo eram uma competência soberana do Brasil. Isso depois de declarações do governo de Israel e mesmo do envolvimento do Mossad ao apontar para suposta presença d Hezbollah no Brasil.



Fonte: Jamil Chade/UOL



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Greve geral na Argentina causa cancelamentos de voos entre Brasil e país vizinho
Paralisação contra reforma trabalhista de Javier Milei afeta companhias como Aerolíneas Argentinas, Gol e Latam; passageiros podem remarcar ou pedir reembolso sem custos
Ex-presidente do BRB solicita novo depoimento à Polícia Federal no âmbito do caso Master
Paulo Henrique Costa prepara documentos para auxiliar investigações sobre fraudes em carteiras de crédito; nega irregularidades e descarta delação premiada
Em visita a Portugal, pré-candidato Renan Santos tem encontro com Dom Duarte Pio
Renan Santos se reúne com Dom Duarte Pio, pretendente ao trono português
Ex-ministro Maílson da Nóbrega critica PT como obstáculo ao desenvolvimento econômico do Brasil
Economista aponta visão ultrapassada do partido, resistência a reformas e risco de crise fiscal em poucos anos; lançamento de livro destaca nove entraves ao crescimento
CPMI do INSS antecipa depoimento de Daniel Vorcaro para segunda-feira
Oitiva do dono do Banco Master marcada para 23 de fevereiro às 16h, com foco exclusivo em irregularidades de empréstimos consignados; acordo evita habeas corpus
Carregando..