Em 24h, mina afunda mais 5,7cm em Maceió e Defesa Civil mantém Alerta

Afundamento do solo acumulado chega a 2,06m de profundidade. Velocidade registrada na última atualização foi de 0,23cm por hora.
Por: Brado Jornal 08.dez.2023 às 12h38 - Atualizado: 08.dez.2023 às 10h38
Em 24h, mina afunda mais 5,7cm em Maceió e Defesa Civil mantém Alerta

O afundamento do solo sobre a mina da Braskem que está sob risco de colapso no bairro do Mutange, em Maceió, é de 2,06m de profundidade, segundo a atualização da manhã desta sexta-feira (8) feita pela Defesa Civil. Foram 5,7cm nas últimas 24h. O órgão mantém vigente o estado de alerta.

A Defesa Civil informa que não dá para dizer que o solo está se estabilizando porque a variação entre aumento e desaceleração tem sido constante nos últimos dias. Por isso, o monitoramento continua sendo feito 24 horas por dia. Por precaução, a recomendação é para que a população não transite na área desocupada.

A mina sob risco é uma das 35 que a Braskem mantinha na região para extração de sal-gema, minério utilizado na fabricação de soda cáustica e PVC. Ela está localizada sob a lagoa Mundaú, que deve ser afetada se houver o rompimento abrupto. A empresa afirma que "as áreas de serviço em torno da mina continuam isoladas".

Para manter a segurança, a Defesa Civil reforça que as pessoas não passem pela a área onde está localizada a mina e reforçou que as outras 34 minas que a empresa mantinha para extração de sal-gema na capital não correm risco de colapsar.

Nesta quinta-feira (7) houve a suspeita de um tremo de terra no maior complexo de escolas públicas de Alagoas, porém foi descartada pela Defesa Civil de Maceió. O Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa) reúne 11 escolas estaduais e fica perto do local da mina da Braskem que pode colapsar.

A versão mais recente do mapa que indica a área de risco amplia o monitoramento no local, inclui mais duas escolas e um ginásio esportivo. Como ainda não há ordem para evacuação, as escolas do Cepa mantém as aulas normalmente, e estudantes e funcionários tentam manter a rotina, mesmo com medo.

Desde que a instabilidade no solo provocada pela mineração abriu rachaduras em imóveis e crateras nas ruas, mais de 14 mil imóveis foram desocupados em 5 bairros da cidade.

Quando o afundamento da mina 18 foi detectado e passou a ser monitorado pela Defesa Civil, famílias que ainda viviam na região afetada pela mineração em Maceió deixaram suas casas sob ordem judicial.

A Justiça Federal determinou a desocupação de 23 residências nas áreas mais próximas do Mutange, como Bom Parto e Bebedouro. A ordem, com autorização para uso de força policial em caso de resistência, atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF).



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Presença de autoridades em festas de Vorcaro motiva representação no TCU por possível irregularidade
Ministério Público pede apuração sobre participação de figuras dos Três Poderes em eventos na casa de veraneio do banqueiro em Trancoso; defesa nega alegações e fala em narrativa difamatória
Acadêmicos de Niterói é rebaixada após estreia com enredo em homenagem a Lula no Carnaval do Rio
Agremiação terminou em último lugar no Grupo Especial com 264,2 pontos e volta à Série Ouro em 2027; Viradouro conquista o título
Deputado Kim Kataguiri questiona MEC sobre seleções exclusivas para refugiados em federais
Parlamentar solicita detalhes de editais na UFSM e políticas de ingresso na Unila, incluindo critérios, base legal e impacto orçamentário
Carnaval de Salvador 2026 registra recordes em inclusão, limpeza e atendimentos
Prefeito Bruno Reis apresenta balanço positivo com destaque para segurança infantil, refeições gratuitas e coleta histórica de resíduos
Bebê de um mês é encontrado abandonado durante o Carnaval em Salvador
Criança foi deixada sozinha após briga dos pais em situação de rua; casal ferido recebeu atendimento médico
Ex-presidente do BRB solicita novo depoimento à Polícia Federal no âmbito do caso Master
Paulo Henrique Costa prepara documentos para auxiliar investigações sobre fraudes em carteiras de crédito; nega irregularidades e descarta delação premiada
Carregando..