SP: Governo avalia usar IA para montar aulas na rede pública

A Secretaria de Educação nega “substituição”
Por: Brado Jornal 17.abr.2024 às 16h10
SP: Governo avalia usar IA para montar aulas na rede pública
Rovena Rosa/Agência Brasil

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo avalia usar Inteligência Artificial para a produção de material didático para escolas estaduais. Professores receberam orientações para a montagem de aulas do 3º bimestre deste ano.

Nas novas diretrizes, a ferramenta estruturaria a “1ª versão da aula” utilizando assuntos pré-definidos pela gestão de Renato Feder, secretário de Educação de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).

No atual modelo, o material didático é definido e estruturado por professores da Seduc. Segundo reportagem do jornal Folha de S.Paulo, a nova proposta deixa os especialistas com a função de revisar o material produzido pela IA.

Em nota, o órgão negou que o modelo substitua os 90 professores ligados ao governo do Estado e disse que a proposta está em fase de testes.

A Seduc também negou que a ferramenta será responsável pela montagem das aulas, mas disse que será usada para revisar o material didático dos ensinos Fundamental e Médio.

O Governo de São Paulo tem apostado na digitalização da rede pública para alavancar as métricas de desempenho do ensino. Renato Feder, o atual chefe da Seduc, já foi secretário no Paraná.

Em agosto de 2023, a Seduc anunciou que sairia do PNLD (Programa Nacional de Livros Didáticos), do MEC (Ministério de Educação), por julgar que o material está “mais raso” e que “tenta cobrir um currículo muito extenso de maneira superficial”.

O governo foi fortemente criticado por entidades de ensino e da sociedade civil. Dias depois anunciou um recuo na desistência do PNLD. Feder comentou o caso 1 mês depois e disse que a decisão foi “um dos grandes erros” da sua vida.


Eis a íntegra da nota da Seduc

“Não procede a informação que os professores serão substituídos por ChatGPT ou por qualquer outra ferramenta de Inteligência Artificial (IA). 

“A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) planeja implementar um projeto-piloto para incluir a IA como uma das etapas do processo de atualização e aprimoramento de aulas do terceiro bimestre dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.  

“Esse processo de fluxo editorial ainda será testado e passará por todas as etapas de validação para que seja avaliada a possível implementação. Nele, as aulas que já foram produzidas por um professor curriculista e já estão em uso na rede são aprimoradas pela IA com a inserção de novas propostas de atividades, exemplos de aplicação prática do conhecimento e informações adicionais que enriqueçam as explicações de conceitos-chave de cada aula.  

“Na sequência, esse conteúdo será avaliado e editado por professores curriculistas em duas etapas diferentes, além de passar por revisão de direitos autorais e intervenções de design. Por fim, se essa aula estiver de acordo com os padrões pedagógicos, será disponibilizada como versão atualizada das aulas feitas em 2023. 

“Atualmente, a Seduc-SP conta com um time de cerca de 90 professores curriculistas"



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Prefeitura reforma mais 100 casas no Calafate e ultrapassa 550 imóveis beneficiados pelo Morar Melhor em Fazenda Grande do Retiro
No bairro, já foram reformados 557 imóveis cujas condições estruturais estavam precárias
Janja vistoria manutenções no Planalto e diz que galeria de ex-presidentes “está prontinha, logo vamos abrir"
Galeria contém as fotos em preto e branco e uma pequena biografia dos ex-chefes do Executivo
Executiva do PL oficializa apoio à reeleição de Bruno Reis
As nossas propostas foram bem acolhidas, sendo o primeiro passo para o apoio do maior partido do Brasil ao prefeito Bruno Reis que hoje se oficializa, disse João Roma
Lula escolhe aliado de Pacheco para vaga de ministro do TST
Presidente escolhe para a vaga Antonio Fabrício de Matos Gonçalves, integrante do Prerrogativas e apoiado pelo presidente do Senado
Zeca Pagodinho encontra Temer e dispara: 'Te conheço de algum lugar'
Segundo o ex-presidente, Zeca Pagodinho ainda perguntou se ele era político ou artista
Governo traiu o Congresso ao acionar STF para derrubar desoneração, diz relator do Orçamento
Angelo Coronel (PSD-BA) disse que é “difícil prever” e que o acionamento do STF para derrubada
Carregando..