X remove Brasil da lista de países com permissão para anúncios políticos

O prazo para adequação é de 60 dias a partir da data em que a resolução entrou em vigor, em 1º de março
Por: Brado Jornal 03.mai.2024 às 13h08
X remove Brasil da lista de países com permissão para anúncios políticos

O Brasil não está mais na lista de países em que o X, antigo Twitter, pertencente ao bilionário Elon Musk, permite anúncios políticos. Essa mudança ocorre no mesmo período em que as plataformas devem se adequar às novas regras estabelecidas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que tornaram obrigatória a disponibilização de um repositório de anúncios políticos eleitorais pelas empresas que oferecem esse tipo de serviço.

O prazo para adequação é de 60 dias a partir da data em que a resolução entrou em vigor, em 1º de março.

Essa alteração no X também ocorre algumas semanas após o embate entre Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do TSE, Alexandre de Moraes. O dono do X acusou o magistrado de censura, ameaçou descumprir ordens judiciais no Brasil e acabou se tornando alvo de uma investigação.

Segundo a Folha de S. Paulo, a empresa também forneceu decisões sigilosas de Moraes, após requisição, que foram divulgadas em relatório por congressistas dos Estados Unidos alinhados a Donald Trump.


O X respeita a legislação

Apesar dos ataques contínuos de Musk a Moraes e ao governo Lula nas redes sociais, a plataforma tem se defendido das suspeitas de descumprimento e afirmado que respeita a legislação brasileira.

O X passou a permitir anúncios políticos no Brasil em 2023, após a compra da empresa por Musk no final de 2022. Desde então, foram feitas várias mudanças na equipe de moderação de conteúdo, o que tem gerado preocupação sobre a circulação de desinformação eleitoral na plataforma.

De acordo com as novas regras do TSE, as plataformas devem informar em tempo real no repositório o conteúdo dos anúncios políticos, valores, responsáveis pelo pagamento e características dos grupos populacionais que compõem a audiência. Além disso, deve ser disponibilizada uma ferramenta de busca por palavras-chave, termos de interesse e nomes de anunciantes.

A resolução também exige acesso a informações precisas sobre o período de impulsionamento dos anúncios, a quantidade de pessoas alcançadas e os critérios de segmentação escolhidos. Essa medida é permanente, valendo inclusive em anos não eleitorais e períodos pré e pós-eleições.


Anúncios políticos no Google

Recentemente, o Google anunciou que deixaria de permitir a veiculação de anúncios políticos no Brasil através do Google Ads, incluindo o YouTube. A decisão foi motivada pela resolução do TSE e pelos custos envolvidos na adequação.

A resolução do TSE ampliou o conceito de anúncios políticos eleitorais, incluindo categorias como propostas de governo, projetos de lei, exercício do direito ao voto e outros direitos políticos, bem como assuntos relacionados ao processo eleitoral. A corte também proibiu a veiculação de conteúdo notoriamente falso ou gravemente descontextualizado que possa prejudicar a integridade do processo eleitoral.

Caso algum conteúdo desse tipo seja impulsionado irregularmente, a Justiça Eleitoral poderá determinar que as plataformas veiculem, gratuitamente e por impulsionamento, conteúdo informativo que esclareça os fatos falsos nos mesmos moldes e alcance da contratação original.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
União da Indústria Audiovisual Brasileira pressiona por regulamentação de streaming
O movimento destaca que o setor audiovisual brasileiro movimenta R$ 24,5 bilhões em 2021, equivalente a 0,46% do PIB, e gera cerca de 657 mil empregos diretos e indiretos.
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo enfrentam ridicularização na internet por mentiras sobre Alexandre de Moraes, enquanto juristocracia cresce no Brasil
No entanto, as mentiras de Eduardo e Figueiredo, que insistem que Moraes está com “medo” de punições inexistentes, não encontram respaldo e apenas amplificam seu descrédito.
Falece aos 97 anos o ex-deputado federal Luiz Moreira, ícone da política e comunicação baiana
Luiz Moreira teve uma trajetória política de destaque, sendo eleito deputado federal por quatro mandatos consecutivos representando a Bahia.
Carregando..