Morre Cacá Diegues, ícone do Cinema Novo, aos 84 anos

Cineasta faleceu no Rio de Janeiro após complicações cirúrgicas
Por: Brado Jornal 14.fev.2025 às 08h27
Morre Cacá Diegues, ícone do Cinema Novo, aos 84 anos
Reprodução/YouTube

O renomado cineasta Cacá Diegues, um dos principais nomes do Cinema Novo, morreu na madrugada desta sexta-feira (14), no Rio de Janeiro, aos 84 anos. A causa do falecimento foram complicações decorrentes de uma cirurgia.

Nascido em Maceió, em 19 de maio de 1940, Carlos José Fontes Diegues mudou-se para o Rio de Janeiro ainda criança e cresceu no bairro de Botafogo, na Zona Sul da capital. Sua trajetória artística foi marcada pelo engajamento social e pela inovação no cinema brasileiro.

Figura central na renovação do audiovisual brasileiro, Diegues ajudou a fundar o Cinema Novo ao lado de cineastas como Glauber Rocha, Leon Hirszman e Joaquim Pedro de Andrade. Com uma filmografia que ultrapassa 20 longas-metragens, ele dirigiu obras icônicas como Xica da Silva (1976), Bye Bye Brasil (1980) e Deus é Brasileiro (2003), consolidando-se como um dos maiores cineastas do país.

Outros títulos marcantes incluem Ganga Zumba (1964), Quilombo (1984), Orfeu (1999) e O Grande Circo Místico (2018), este último inspirado na obra do poeta Jorge de Lima. Seu trabalho recebeu prêmios e reconhecimento internacional, reforçando sua importância para o cinema nacional.

Em 2012, Cacá Diegues foi homenageado no Grande Prêmio de Cinema Brasileiro, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, uma celebração à sua contribuição inestimável para a cultura do país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..