Quem é o ex-assessor do TSE que atuou no combate à desinformação e se envolveu em polêmica com o STF

Com passagem pelo setor de tecnologia e papel central no monitoramento de redes durante as eleições, perito digital se viu no centro de controvérsia envolvendo Alexandre de Moraes
Por: Brado Jornal 16.abr.2025 às 10h36
Quem é o ex-assessor do TSE que atuou no combate à desinformação e se envolveu em polêmica com o STF
Reprodução/Instagram

Com sólida trajetória na iniciativa privada e especializado em tecnologia da informação, o perito digital Eduardo Tagliaferro ganhou os holofotes em 2024, ao se tornar peça-chave em um episódio controverso que entrelaçou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Supremo Tribunal Federal (STF). A polêmica gira em torno do suposto uso da estrutura técnica da Justiça Eleitoral pelo então presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, para embasar decisões que ele próprio relatava no STF.

Tagliaferro comandou, entre 2022 e 2024, a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação (AEED), órgão criado no TSE com o objetivo de monitorar e combater notícias falsas relacionadas ao processo eleitoral. A assessoria foi instituída ainda durante a presidência do ministro Edson Fachin e ganhou protagonismo sob a gestão de Moraes, que assumiu o comando da Corte Eleitoral em agosto de 2022, logo antes das eleições presidenciais.

Foi justamente nesse contexto que Tagliaferro foi nomeado por Moraes como assessor-chefe da AEED. Coube a ele a responsabilidade de supervisionar o mapeamento de postagens e conteúdos nas redes sociais que fossem considerados potencialmente desinformativos ou prejudiciais à integridade do processo eleitoral.

O trabalho do núcleo chefiado por Tagliaferro envolvia a triagem de conteúdos digitais e o envio de relatórios à presidência do TSE, que tinha a prerrogativa de solicitar a remoção de publicações ou suspensão de perfis em plataformas como Twitter, Facebook e Instagram. A atuação da AEED se intensificou durante o pleito de 2022, período em que o TSE protagonizou diversas medidas de enfrentamento à disseminação de boatos sobre o sistema eletrônico de votação.

A atuação de Tagliaferro, no entanto, passou a ser questionada após relatos de que a estrutura da assessoria teria sido utilizada para embasar decisões proferidas por Moraes em sua atuação no STF, alimentando suspeitas de possível conflito institucional.

Até então discreto, Tagliaferro passou a ser figura central em discussões sobre os limites da atuação dos tribunais frente à desinformação, e os contornos jurídicos e éticos da interseção entre inteligência digital e decisões judiciais de alto impacto.

Seu caso ilustra a complexidade do combate à desinformação em um país polarizado e evidencia os riscos — e as pressões — que cercam os bastidores do poder em Brasília, especialmente quando tecnologia e política colidem.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Presidente do Banco Central Gabriel Galipolo apresenta versão sobre irregularidades no Banco Master que diverge do depoimento do diretor de Fiscalização à PF
Galipolo afirma que indícios surgiram em janeiro de 2025 e relatório de março já apontava inexistência de créditos da Tirreno; Ailton de Aquino disse à polícia que só teve certeza das fraudes em junho, após inserção no SCR pelo BRB e reunião com empresas investigadas
Luciana Gimenez nega qualquer ligação com Jeffrey Epstein após citação em documentos financeiros
Apresentadora afirma nunca ter conhecido o bilionário e repudia tentativas de associação a práticas ilícitas; nome surgiu em registros bancários divulgados pelo Departamento de Justiça dos EUA, mas banco esclarece que inclusão ocorreu por solicitação ampla de dados sem vínculo específico ao caso
O Brasil mantém a 107ª posição no Índice de Percepção da Corrupção de 2025, repetindo o pior desempenho histórico
País registra 35 pontos em escala de 0 a 100, com variação insignificante em relação a 2024; Transparência Internacional aponta estagnação, casos de macrocorrupção como INSS e Banco Master, impunidade e condutas questionáveis no STF
A Fifa dá início à contagem de 500 dias para a Copa do Mundo Feminina 2027
Contagem regressiva destaca oito cidades-sede com arte local e promove o primeiro Mundial feminino no Brasil
Carregando..