Conta de energia ficará mais cara em maio com nova bandeira tarifária

Aneel anuncia acionamento da bandeira amarela após piora nas condições de geração hídrica
Por: Brado Jornal 28.abr.2025 às 12h19
Conta de energia ficará mais cara em maio com nova bandeira tarifária
Marcello Casal/Agência Brasil

A conta de luz vai ficar mais cara a partir de maio. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (25) o acionamento da bandeira tarifária amarela, que implicará um custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A mudança marca o primeiro reajuste nas bandeiras tarifárias desde dezembro de 2024. Segundo a Aneel, a decisão foi motivada pela redução das chuvas, o que compromete a geração de energia pelas hidrelétricas e aumenta a necessidade de acionamento de termelétricas, que têm custos mais elevados.

"Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétricas piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que geram energia mais cara", informou a agência.

O sistema de bandeiras tarifárias é utilizado para sinalizar aos consumidores o custo real da geração de energia e estimular o uso consciente durante períodos de maior dificuldade de abastecimento.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..