José Luiz Datena marcou sua estreia no programa "Alô Alô Brasil" na Rádio Nacional, emissora da estatal EBC, na manhã desta segunda-feira, 23 de fevereiro de 2026. A atração vai ao ar ao vivo das 8h às 10h, de segunda a sexta-feira, com transmissão em rede nacional pelas emissoras da companhia e também no YouTube.
O apresentador, contratado por R$ 100 mil mensais via pessoa jurídica, deixou claro desde o início que adotará postura independente: prometeu "dar porrada em todo mundo", sem distinção entre direita ou esquerda, sempre em defesa da liberdade e da democracia. Ele sinalizou que pode convidar nomes variados, como Guilherme Boulos, Gilberto Kassab e Tarcísio de Freitas.
Na primeira edição, Datena entrevistou o ministro Guilherme Boulos (Secretaria-Geral da Presidência), que entrou no ar logo no começo por causa da agenda do convidado. Durante a conversa, o apresentador questionou o ministro sobre temas como a ocupação de porto por tapajós em Santarém (PA) contra dragagens na Amazônia, a escala 6x1 de trabalho, o desfile da Acadêmicos de Niterói que homenageou Lula (e resultou em rebaixamento da escola), além de indagar se Boulos será candidato ao Senado em 2026, o ministro respondeu de forma evasiva, dizendo que aceitaria "se for uma missão".
Datena relembrou sua própria experiência eleitoral: candidatura à Prefeitura de São Paulo em 2024 pelo PSDB, com apenas 1,83% dos votos, e classificou o debate como "a pior coisa da minha vida", alegando ter sido "engolido pelos políticos". Ele também brincou sobre o horário de acordar de ministros.
Um momento de tensão ocorreu quando o presidente da EBC, Andre Basbaum, interveio na entrevista elogiando o possível fim da escala 6x1. Datena repreendeu o dirigente ao vivo: "Eu peço perdão pela intervenção do nosso presidente. Ele é presidente da EBC, mas eu não levantaria essa bola para você. Não estamos aqui para ajudar o entrevistado porque é do governo".
Basbaum, que defendeu a contratação de Datena e destacou que a Rádio Nacional (que completa 90 anos) precisava de jornalismo ao vivo para ganhar audiência e credibilidade, já havia afirmado previamente que "não dá para ter o Datena e achar que ele vai fazer jornalismo chapa-branca".
Conhecido por programas policiais na TV aberta (como "Cidade Alerta" na Record e "Brasil Urgente" na Band), Datena começou a carreira no rádio esportivo aos 15 anos. Ele anunciou foco em notícias policiais e combate ao crime organizado, que já afeta até fintechs e a Bolsa de Valores.
Além do rádio, Datena estreia na TV Brasil na terça-feira, 3 de março de 2026, às 21h, com "Na Mesa com Datena", programa semanal de análise com convidado.
A contratação gerou críticas em dezembro de 2025 de Fenaj e sindicatos, que apontaram suposto desrespeito a direitos humanos e proselitismo, mas Basbaum rebateu, classificando Datena como conservador, mas não retrógrado.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...