O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou 39 municípios baianos sob alerta amarelo, classificando-o como de perigo potencial, em razão da expectativa de precipitações fortes associadas a rajadas de vento intensas.
O período de vigência do aviso inicia às 9h desta quinta-feira (5 de fevereiro de 2026) e se estende até as 23h59 de sexta-feira (6 de fevereiro de 2026).
As precipitações previstas podem variar de 20 a 30 mm por hora, com acumulados diários alcançando até 50 mm. As rajadas de vento devem atingir velocidades de até 60 km/h.
Embora o risco seja considerado baixo para eventos graves, há possibilidade de transtornos como alagamentos localizados, quedas de árvores, interrupções no fornecimento de energia e descargas elétricas.
O Inmet e a Defesa Civil recomendam precauções: evitar permanecer debaixo de árvores durante as chuvas, não deixar veículos próximos a torres elétricas ou outdoors, desligar aparelhos eletrônicos da tomada em caso de tempestade e, em situações de emergência, contatar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
As localidades impactadas incluem: Baianópolis, Barreiras, Barra, Brejolândia, Carinhanha, Canápolis, Cocos, Catolândia, Casa Nova, Cotegipe, Correntina, Coribe, Cristópolis, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Itaguaçu da Bahia, Jaborandi, Iuiu, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Malhada, Muquém de São Francisco, Palmas de Monte Alto, Pilão Arcado, Riachão das Neves, Remanso, Santa Rita de Cássia, Santana, Santa Maria da Vitória, São Félix do Coribe, São Desidério, Sento Sé, Sebastião Laranjeiras, Tabocas do Brejo Velho, Sobradinho, Serra Dourada, Serra do Ramalho, Wanderley e Xique-Xique.
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...