Médico condenado por estupro de paciente é afastado de unidade hospitalar na Bahia

Ginecologista Ricardo Ramos Pereira, de 67 anos, atuava em regime de plantão no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna
Por: Brado Jornal 07.jan.2026 às 10h09
Médico condenado por estupro de paciente é afastado de unidade hospitalar na Bahia
Crédito: Reprodução

O ginecologista Ricardo Ramos Pereira, de 67 anos, foi imediatamente afastado de suas funções no Hospital Pediátrico Manoel Novaes, em Itabuna, no sul da Bahia, após a divulgação de sua condenação por estupro de vulnerável ocorrida no Espírito Santo. Ele realizava plantões na área de obstetrícia na instituição baiana.

O crime que levou à sentença aconteceu em abril de 2022, no Hospital Municipal de Cobilândia, em Vila Velha (ES), quando o médico abusou sexualmente de uma paciente de 22 anos durante uma consulta ginecológica. A jovem estava em condição de vulnerabilidade no momento do atendimento.

Em outubro de 2024, a Justiça capixaba condenou Ricardo Ramos Pereira a oito anos de prisão em regime fechado. Como a decisão é de primeira instância, ele recorre em liberdade e nega todas as acusações.Essa é a segunda vez que o profissional é desligado de uma unidade de saúde pelo mesmo motivo: anteriormente, ele já havia sido afastado de um hospital no Espírito Santo após a condenação.

A Santa Casa de Itabuna, responsável pelo Hospital Manoel Novaes, emitiu nota explicando que a contratação segue exigência de atestado de regularidade emitido pelo Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb). Até o momento da revelação da sentença judicial, não existia qualquer impedimento para o exercício da profissão pelo ginecologista.

A instituição afirmou que não tinha conhecimento prévio da condenação e, ao tomar ciência dos fatos, decidiu pelo afastamento imediato de Ricardo Ramos Pereira de todas as atividades.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Comando Vermelho realiza novo ataque e interrompe internet para milhares no Ceará
Facção destrói equipamentos de fibra óptica em São Gonçalo do Amarante e intensifica pressão sobre provedores
Michelle Bolsonaro acusa Moraes e Gonet de responsabilidade por atraso em atendimento médico
Ex-primeira-dama denuncia negligência após queda de Jair Bolsonaro na cela e compara situação a caso fatal de réu do 8 de Janeiro
Carregando..