‘Quem manda na Petrobras é o Conselho’, critica Paulo Guedes

Ministro da Economia e o ministro de Minas e Energia foram ouvidos pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado
Por: Brado Jornal 13.jul.2022 às 13h58
‘Quem manda na Petrobras é o Conselho’, critica Paulo Guedes
Divulgação

O ministro da Economia, Paulo Guedes, e o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, foram ouvidos pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado na última terça-feira, 12, para falar sobre política nacional de preços e abastecimento de combustíveis. O balanço do setor de petróleo brasileiro foi bem negativo, Guedes afirmou que o nosso modelo de exploração estaria equivocado, questionou o fato do país ter uma estatal que precisa levar em consideração os preços de mercados internacionais e disse também que a Petrobras vai avançar muito quando não tiver a exigência de ser controlada.

“O governo falhou miseravelmente na mão de quem defendia as estatais quebrando as estatais. Se quem defende a estatal quebra a estatal, a ponto de nós não sabermos quem manda hoje na Petrobras. Se são os financistas com a PPI [Preço de Paridade Internacional], que reajusta a cada semana, ou é o governo que quebra? Hoje, eu acho que quem manda na Petrobras é a governança típica de empresa listada em bolsa. Então a minha resposta é que quem manda não é nem o acionista minoritário e nem o governo, quem manda é o conselho e o CEO da empresa de acordo com as melhores práticas de uma empresa listada em bolsa”, criticou Guedes.

O ministro de Minas e Energia também fez um levantamento, expôs o setor do petróleo, explicou como se dá a correção dos preços no país, que leva sempre em consideração o mercado internacional e a variação do câmbio, e ressaltou a necessidade de se avançar no processo de privatização da Petrobras.

“Logo após a Segunda Guerra Mundial foi feito o Plano Marshall, o plano para reconstruir a Europa. O Plano Marshall custou US$100 bilhões, o Brasil gastou um Plano Marshall para resgatar a Petrobras. O que foi gasto para reconstruir a Europa na Segunda Guerra Mundial, o Brasil usou para recuperar a Petrobras”, declarou. Sachsida admitiu que não tem muitos questionamentos a fazer nesse momento e que ainda há um longo processo a se percorrer até que o Brasil decida se vai, ou não, privatizar a Petrobras, como aconteceu com a Eletrobras.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Hugo Motta critica obstrução na Câmara e retoma comando da sessão
Protestos contra prisão de Bolsonaro intensificam tensões no Congresso
ACM Neto critica inação do governo diante da violência contra jovens na Bahia
Líder da União Brasil aponta elo entre falhas na educação e avanço do crime organizado
Carregando..