Pela 1ª vez em 4 anos, bolsa fecha mês sem oferta de ações

O cenário atual da economia brasileira é a principal explicação
Por: Brado Jornal 27.jan.2023 às 13h09
Pela 1ª vez em 4 anos, bolsa fecha mês sem oferta de ações
Foto: Manusapon Kasosod/Getty Images

O primeiro mês de 2023 vai terminar sem nenhuma oferta de ações na Bolsa de Valores (B3), seja ela uma oferta primeira (IPO, na sigla em inglês), seja uma oferta subsequente — realizada por empresa que já tem capital aberto.

Desde 2019, essa é a primeira vez que janeiro não tem uma oferta de ações. O cenário atual da economia brasileira é a principal explicação.

Com a estagnação da taxa de juros em 13,75%, fato que se somou à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva, diminuiu o apetite dos investidores, que têm migrado para o mercado de renda fixa. Isso, consequentemente, dificultou para as companhias a realização de oferta de ações na bolsa.

O mercado enxergou com ressalvas os primeiros dias do governo Lula, principalmente por conta de propostas que se chocam com o teto de gastos. Com isso, a bolsa sentiu reflexos do aumento da sensação de risco fiscal no país.

O empecilho se dá principalmente no processo de registro de demanda. Atualmente, não há interesse do mercado por renda variável, com isso, o valor da ação acaba não sendo atrativo, e as companhias suspendem o processo de abertura de capital.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..