B3 é a líder em ranking com as principais bolsas mundiais

A bolsa brasileira foi a que mais negociou contratos futuros no ano passado
Por: Brado Jornal 07.fev.2023 às 16h30
B3 é a líder em ranking com as principais bolsas mundiais
Divulgação

A Bolsa de Valores de São Paulo (B3) ficou em primeiro lugar no ranking das bolsas que mais negociam contratos futuros, segundo levantamento da Futures Industry Association (FIA), a associação global para os mercados de futuros, opções e derivativos. A informação foi divulgada nesta terça-feira, 7, pela B3.

Esses contratos envolvem operações de agentes com perspectivas diferentes de preço do ativo, ou seja, enquanto uma parte espera a alta do preço, a outra aposta na queda. O valor é composto por uma taxa de juros combinada entre eles.

Em 2022, foram negociados 5,7 bilhões de contratos. O número é 112% maior do que o registrado na Bolsa Istambul, na Turquia, e 120% maior do que o número da Bolsa de Chicago, nos Estados Unidos, segunda e terceira colocadas respectivamente.

A B3 também liderou a lista das bolsas que mais negociam contratos futuros ligados a um índice de ações e em contratos futuros de taxa de juros. No ano passado, foram negociados 4 bilhões de contratos de futuro mini de Ibovespa — principal índice da B3.

Em relação ao número de negócios com opções de ações individuais, a bolsa brasileira também ficou em primeiro lugar, com 1,8 bilhão de negócios no ano, superando a principal Bolsa de Valores da Índia, em Mumbai.

O mercado de opções segue a mesma lógica do mercado futuro, mas nele, o investidor negocia o direito de comprar e vender um ativo por determinado preço, para uma certa data futura. A diferença é que, no mercado de opções, o comprador pode decidir pela aquisição ou não do ativo na data combinada.

“Os números mostram a competitividade do nosso mercado. Além de investidores locais ampliando participação na bolsa do Brasil, há também grande parcela de investidores estrangeiros negociando por aqui e não apenas em produtos ligados a juros como também a ações de companhias brasileiras e moedas”, disse Luís Kondic, diretor executivo de Produtos Listados e Dados da B3, em comunicado.

A FIA reúne dados de 87 bolsas no mundo, incluindo os principais mercados como Estados Unidos e Europa.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Israel mata líder de inteligência iraniano em bombardeios; conflito deixa 224 mortos no Irã e 14 em Israel
Em entrevista à Fox News, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu defendeu os ataques como uma medida para impedir “um holocausto nuclear”
Israel pode atacar líder supremo do Irã, diz Netanyahu
Netanyahu acusou Teerã de desenvolver armas nucleares com potencial de atingir o Ocidente, alertando que “hoje é Tel Aviv, amanhã pode ser Nova York”
Trump bloqueia plano de Israel contra líder iraniano Ali Khamenei
De acordo com fontes próximas ao governo, os EUA só considerarão medidas mais severas, como a proposta israelense, caso o Irã ataque ou cause mortes de americanos
Carregando..