DOC e TED são encerrados hoje

Segundo a Febraban, as duas operações bancárias para transferência de dinheiro se tornaram obsoletas diante do PIX
Por: Brado Jornal 29.fev.2024 às 10h38
DOC e TED são encerrados hoje
Agência Brasil

As transferências bancárias por DOC e TEC foram encerradas nesta quinta-feira (29). De acordo com a Febraban (Federação Brasileira dos Bancos ), as operações se tornaram obsoletas com o PIX, sistema de transferências instantâneas criado pelo BC (Banco Central).

O fim das operações foi comunicado pelos bancos no ano passado e ratificado no início de 2024, mas os agendamentos ainda eram possíveis até esta 5ª, último dia para que os bancos processem DOCs enviados pelos clientes.

O DOC foi criado pelo BC em 1985, para permitir transferências entre contas bancárias. A TEC, criada pelo BC para que empresas pagassem salários e benefícios aos funcionários, caiu em desuso e a operação também foi encerrada.

“Tanto a TEC quanto o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos”, disse, em nota, o diretor adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria. “Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e pelo valor que pode ser transacionado.”


Eis a íntegra do comunicado feito pela Febraban em 8 de janeiro de 2024.

Segundo a Febraban, mesmo antes do PIX, o DOC enfrentava a concorrência de um meio de transferência mais rápido: a TED (Transferência Eletrônica Disponível), criada em 2002 e que permite o envio de dinheiro no mesmo dia caso a operação ocorra até as 17h. A TED continuará existindo, porque ainda é o meio de pagamento mais utilizado para transferências de grandes valores.

“No primeiro semestre do ano passado, houve 18,3 milhões de operações com DOC, ou 0,05% das operações de pagamento feitas no País. O PIX (17,6 bilhões de operações), os cartões de crédito e débito (8,4 bilhões cada) e a TED (448 milhões) ficaram à frente”, de acordo a Febraban.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF vê prisão domiciliar de Jair Bolsonaro como inevitável, mas só após 2026
Magistrados do Supremo consideram que benefício pode ser concedido quando ex-presidente não representar mais risco ao processo eleitoral
Carregando..