População vê piora na economia

População vê piora do poder de compra com base em preço de itens como combustíveis, alimentos e energia
Por: Brado Jornal 10.jul.2024 às 10h17
População vê piora na economia
Marcello Camargo/Agência Brasil

A percepção de piora da economia brasileira teve leve recuo em julho, mas ainda se sobressai às opiniões de melhora da situação, segundo pesquisa Genial/Quaest publicada nesta quarta-feira (10).

Nos últimos 12 meses, a economia piorou para 36% dos brasileiros, enquanto 32% afirmaram que não havia mudado e 28% disseram que o quadro melhorou. Não souberam ou não responderam somaram 4%.

Em maio, a visão negativa alcançava 38%, enquanto o viés positivo tinha abrangência de 27%. A opinião de quem acha que ficou do mesmo jeito se manteve em 32%. Não souberam ou não responderam eram 3%.

Os dados da pesquisa mostram que a percepção de melhora em julho teve maior participação em quem tem renda familiar de dois salários mínimos — o equivalente a R$ 2.824.

Para essa fatia, a melhora foi vista em 37% dos entrevistados, enquanto 35% afirmaram que a situação não mudou e 24% disseram que está pior.

Na outra ponta, entrevistados com renda familiar acima de cinco salários mínimos (R$ 7.060) são maioria entre quem apontou piora na economia nos últimos 12 meses.

Para 44% deste estrato social, a economia piorou. Já 32% falaram que ficou do mesmo jeito e 21% indicaram melhora na situação.

Foram entrevistadas 2.000 pessoas, presencialmente, entre os dias 5 e 8 de julho. O público alvo foi de eleitores com 16 anos ou mais.

A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos.

O nível de confiança da pesquisa é de 95%.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Liberações parciais de presos políticos na Venezuela geram frustração em famílias e organizações de direitos humanos
Apenas 18 detidos foram soltos até agora, apesar do anúncio de um "número significativo" de libertações, deixando centenas ainda atrás das grades e aumentando a angústia de parentes que aguardam em vigília
Bahia estreia no Baianão 2026 contra o Jequié na Arena Fonte Nova
Atual campeão baiano recebe o estreante da elite estadual neste domingo, às 16h, pela primeira rodada, com time mesclado de jovens e experientes sob o comando de Rogério Ceni
Cinco indígenas são abordados com armas de fogo e liberados em Itamaraju
PM apreende revólver e garrancha durante patrulhamento no extremo sul da Bahia, mas decide soltar o grupo após pressão de outros indígenas; região tem reforço policial desde conflito fatal em 2025
Brasil encerra representação dos interesses argentinos na Venezuela após atritos com Milei
Governo brasileiro decide deixar a custódia da embaixada em Caracas, assumida desde 2024, citando provocações do presidente argentino e falta de confiança; Itália deve assumir o papel
Vitória recebe Atlético de Alagoinhas na estreia do Baianão; confira horário, transmissão e prováveis times
Leão estreia no estadual com time alternativo no Barradão enquanto Carcará aposta em experiência para surpreender
Motoristas por App em Salvador conquistam direito de ampla defesa junto às operadoras
Nova redação garante ampla defesa a motoristas antes de exclusão pelas plataformas e prevê multa pesada para empresas que descumprirem
Carregando..