MEC deve autorizar vagas para cursos de medicina só onde faltam médicos, diz ministro

Proibição da abertura de novas faculdades que entrou em vigor em 2018 deixa de valer na quarta-feira (5)
Por: Brado Jornal 03.abr.2023 às 16h11
MEC deve autorizar vagas para cursos de medicina só onde faltam médicos, diz ministro

O Ministério da Educação (MEC) pretende voltar a autorizar a abertura de cursos de medicina no Brasil, segundo declaração do titular da pasta, Camilo Santana, nesta segunda-feira, 3. A proibição de novos cursos, em vigor desde 2018, se encerra na quarta-feira 5, e, depois disso, a intenção do governo é afrouxar a regra, para autorizar faculdades onde houver falta de médico.

A proibição de novos cursos foi estabelecida há cinco anos, com a intenção de controlar a qualidade da formação de profissionais de saúde, depois do surgimento de dezenas de faculdades privadas.

O ministro confirmou o fim da moratória, afirmando que o MEC e o Ministério da Saúde vão elaborar um edital para regular o assunto. “A ideia inicial é que o foco seja a partir do Programa Mais Médicos para exatamente ter cursos onde há carência e necessidade de médicos”, disse Santana, em entrevista ao G1 Ceará.

Santana criticou a moratória, afirmando que ela não alcançou o objetivo, porque, em razão de decisões judiciais, o número de vagas de novos cursos de medicina cresceu mais durante a vigência da moratória do que antes dela. “O que aconteceu? Uma enxurrada de decisões judiciais. O objetivo da moratória era reduzir o número de cursos, mas fez foi aumentar”, declarou o ministro.

Entretanto, a informação não é verdadeira. De 2014 a 2018, foram criadas 12 mil vagas em cursos de medicina, de acordo com o MEC. E, desde a medida proibitiva, foram abertas 1,1 mil vagas, por meio de decisões judiciais, além de outras 5 mil que tiveram pedido de abertura feito antes do início da proibição.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Carregando..