Maine proíbe Trump de se candidatar

A decisão contra Donald Trump não é definitiva e tem vigência apenas para a eleição presidencial em Maine, na esteira do Colorado
Por: Brado Jornal 28.dez.2023 às 21h57
Maine proíbe Trump de se candidatar

A principal autoridade eleitoral do estado americano de Maine, no nordeste dos Estados Unidos, determinou a inelegibilidade do ex-presidente Donald Trump para as eleições de 2024.

A decisão não é definitiva e tem vigência apenas para a eleição presidencial em Maine.

O estado vale apenas quatro votos no colégio eleitoral, mas esses votos são distribuíveis, ou seja, mesmo o derrotado no eleitorado local pode pontuar.

Essa foi a primeira vez que uma autoridade torna Trump inelegível de maneira unilateral.

No caso do Colorado, em 19 de dezembro, o republicano foi barrado das eleições no estado por ordem do colegiado da Suprema Corte estadual.

A decisão da secretária de Estado de Maine, Shenna Bellows, se baseia na cláusula de insurreição descrita na 14ª Emenda da Constituição americana.


14ª Emenda é motivo para inelegibilidade?

A interpretação da corte do Colorado é que o ex-presidente pode ser considerado inelegível com base na 14ª Emenda da Constituição.

Esse dispositivo constitucional, cuja interpretação é controversa, desqualifica a eleições a cargos públicos qualquer pessoa que tenha se envolvido em insurreições contra o Constituição depois de ter prestado juramento a cargo público.

O caso de Trump se refere a sua ligação com a invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021, que surgiu de uma manifestação conduzida pelo então presidente em Washington D.C. para pressionar o Congresso a não certificar a vitória de Joe Biden nas eleições do ano anterior.

A 14ª Emenda da Constituição americana veta a posse em cargo federal ou estadual de pessoas que já tenham assumido cargo anteriormente e tenham se “envolvido em insurreição ou rebelião [contra a Constituição], ou dado ajuda ou conforto aos seus inimigos”.

Eventual condenação nesse âmbito ainda pode não resultar em inelegibilidade.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump intensifica preparativos contra Irã
Negociações nucleares avançam, mas mobilização militar dos EUA sugere possível confronto armado
Vaticano rejeita convite para integrar Conselho da Paz criado por Trump
Cardeal Pietro Parolin defende papel central da ONU na resolução de crises e cita natureza peculiar da Santa Sé como motivo da recusa
Marco Rubio mantém diálogos reservados com neto de Raúl Castro sobre Cuba
Secretário de Estado dos EUA discute futuro da ilha em contatos discretos, segundo Axios; governo nega negociações formais
Carregando..