Trump descarta se candidatar em 2028 caso perca eleição

“Não, eu não acho. Eu acho que isso será, isso será o fim,” disse Trump quando a jornalista Sharyl Attkisson lhe perguntou se ele concorreria novamente
Por: Brado Jornal 23.set.2024 às 07h12
Trump descarta se candidatar em 2028 caso perca eleição
Isac Nóbrega/Agência Brasil

O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump (republicano) disse neste domingo (22) que não se candidatará novamente à Presidência se for derrotado por Kamala Harris (democrata) nas eleições deste ano. Falou em entrevista ao programa norte-americano Full Measure.

Ao ser questionado pela apresentadora Sharyl Attkinson sobre sua participação no pleito de 2028, caso seja derrotado nas urnas em novembro deste ano, Trump respondeu: “Não, eu acho que não. Eu acho… que vai ser só isso. […] Eu não vejo isso de jeito nenhum”.

Os Estados Unidos opera com um sistema eleitoral diferente do brasileiro. Ao contrário do formato eleitoral adotado por outros países, não vence necessariamente o candidato com o maior número total de votos, mas sim o que conquistar a maior quantidade de delegados.


Para entender os desafios que Harris e Trump enfrentarão em novembro, é necessário esclarecer alguns pontos:

  • cada Estado norte-americano tem uma quantidade de delegados, calculados proporcionalmente à sua população e representação na Câmara e Senado;
  • para vencer a eleição, são necessários ao menos 270 dos 538 delegados em jogo
  • dos 50 Estados norte-americanos, em 48 (e no Distrito de Colúmbia) o candidato com o maior número de votos leva todos os delegados do Colégio Eleitoral da região. Em Maine e Nebraska são divididos proporcionalmente ao número de votos.


No entanto, as chaves da Casa Branca podem ser definidas por 7 Estados, os chamados swing States, ou Estados-pêndulo.

O termo se refere às regiões nas quais os eleitores ora votam nos republicanos, ora nos democratas. Ou seja, não há uma fidelidade partidária clara. É diferente de Estados historicamente alinhados, como a Califórnia, que vota em um democrata desde 1992, ou o Alabama, onde os votos vão para ao Partido Republicano há 44 anos.

Também são onde os candidatos à Casa Branca focam suas campanhas a fim de conquistar votos de eleitores divididos. Os “swing States” variam de acordo com cada eleição.

Médias do agregador de pesquisas do Real Clear Politics mostram Kamala numericamente à frente de Trump em 4 dos 7 Estados-pêndulo (Wisconsin, Michigan, Nevada e Pensilvânia), mas por muito pouco. Há situação de empate técnico em todos. 



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tarifa de Trump sobre Brasil favorece Lula, avalia Maílson da Nóbrega
O economista afirmou que a medida de Trump é um “presente” para Lula
Brasileiros criticam tarifas de Trump nas redes sociais de Melania
Na quarta-feira, 9 de julho, Trump anunciou a medida em uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
Em jantar privado, podcaster pressiona Trump para aliviar deportações de trabalhadores migrantes
Rogan, de 57 anos, que nega qualquer filiação política formal e se identifica apenas como “americano”, foi uma figura-chave na campanha de Trump
Carregando..