Trump nomeia David Perdue como embaixador na China para segundo mandato

Ex-senador republicano, conhecido por sua postura “anti-China”, terá a missão de reforçar as relações com Pequim em meio a tensões comerciais e políticas
Por: Brado Jornal 06.dez.2024 às 09h28
Trump nomeia David Perdue como embaixador na China para segundo mandato
Reprodução/Instagram

Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira (5) que o ex-senador republicano David Perdue será nomeado embaixador dos EUA na China em seu segundo mandato, com posse marcada para 20 de janeiro. Em um post na sua plataforma digital, Truth Social, Trump afirmou que Perdue desempenhará um papel crucial na implementação de sua estratégia para manter a paz na região e estabelecer uma relação produtiva com os líderes chineses.

Durante a campanha presidencial, Trump já havia adiantado planos de aumentar tarifas sobre países como México, Canadá e China, como parte de sua política para combater a imigração ilegal e o tráfico de drogas. Entre as ameaças estavam tarifas de até 25% sobre produtos importados do México e Canadá, e uma tarifa adicional de 10% sobre os produtos chineses.

David Perdue, que atuou como senador pela Geórgia de 2015 a 2021, tem um histórico de posicionamentos duros contra a China, incluindo a defesa de um fortalecimento da marinha dos EUA para conter ameaças, principalmente de Pequim. Sua nomeação, segundo analistas da agência Associated Press, coloca Perdue em uma posição delicada, pois ele terá que lidar com uma série de questões complexas em um cenário de crescente tensão entre Washington e Pequim.

Atualmente, os dois países estão em lados opostos quanto ao apoio à Rússia na guerra na Ucrânia e travam uma guerra comercial, com tarifas mútuas sobre tecnologias estratégicas, como microchips. A situação de Taiwan também será um ponto crítico nas negociações, com os EUA fornecendo armas ao território, que a China considera parte de seu território.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Milei comemora triunfo em meio a apoio americano
Eleição reforça agenda libertária apesar de recessão e críticas
Trump parabeniza Lula e destaca encontro positivo na Malásia, sem certeza sobre pacto bilateral
Otimismo em negociações comerciais apesar de tarifas elevadas
Lula e Trump discutem tarifas e Venezuela em encontro na Malásia
A reunião teve início às 15h30 (horário local, 4h30 em Brasília) no Centro da Cidade de Kuala Lumpur (KLCC)
Lula discute tarifas dos EUA e negociações com Trump em Kuala Lumpur
As declarações de Lula vieram em resposta a comentários de Trump, que, ao embarcar no Air Force One na mesma segunda-feira, descreveu a reunião com o presidente brasileiro no domingo (26.out) como “ótima”.
Carregando..