Trump considera tarifas de até 25% sobre México e Canadá, e nova taxa de 10% para produtos da China

Ex-presidente ameaça ampliar medidas protecionistas como resposta a crises na fronteira e suposto envio de fentanil
Por: Brado Jornal 22.jan.2025 às 08h55
Trump considera tarifas de até 25% sobre México e Canadá, e nova taxa de 10% para produtos da China
Reprodução/Redes Sociais

Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos e candidato nas eleições de 2024, afirmou que sua equipe avalia impor uma tarifa de 10% sobre produtos chineses, com possível implementação em 1º de fevereiro. Segundo Trump, a medida seria uma resposta ao suposto envio de fentanil da China para o México e o Canadá.

Além disso, Trump anunciou a possibilidade de estabelecer uma tarifa de até 25% sobre México e Canadá, alegando que ambos os países estariam permitindo a entrada de um grande número de pessoas através da fronteira com os Estados Unidos.

“Estamos falando de uma tarifa de 10% sobre a China, com base no fato de que eles estão enviando fentanil para o México e o Canadá”, disse Trump na terça-feira (20). Ele também destacou que a taxa de 25% seria uma reação direta às questões fronteiriças.

Histórico de Pressão Comercial
As declarações reforçam o discurso protecionista que marcou a gestão de Trump entre 2017 e 2021. Durante sua campanha de 2024, ele voltou a ameaçar tarifas mais altas, chegando a propor taxas de até 60% sobre produtos chineses. Em novembro, usou sua plataforma Truth Social para defender uma tarifa adicional de 10% contra a China.

Impacto Econômico e Diplomático
As ameaças de novas tarifas reacendem preocupações sobre o impacto econômico de uma guerra comercial, especialmente para setores dependentes de importações e exportações. Além disso, medidas unilaterais contra México e Canadá podem complicar relações no âmbito do Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), sucessor do NAFTA.

Trump continua a apostar em uma retórica agressiva como estratégia política, mas os potenciais efeitos econômicos e diplomáticos de suas propostas serão um teste de sua viabilidade no cenário internacional.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Líder do PL intimado pelo STF a esclarecer fala sobre emendas e anistia do 8 de Janeiro
A intimação, emitida pelo ministro Flávio Dino, foi entregue às 10h36 na sala da liderança do PL, conforme informou o parlamentar.
Caça F/A-18 cai de porta-aviões dos EUA após manobra para evitar ataque Houthi no Mar Vermelho
Durante o procedimento de reboque no hangar, a tripulação perdeu o controle da aeronave, que, junto com o trator de reboque, caiu no mar.
Carregando..