"Brasil ficou rico com política tarifária", diz Trump

Presidente dos EUA afirma que tarifas são um sucesso para a indústria interna americana, citando o Brasil entre as nações com altas taxas
Por: Brado Jornal 25.abr.2025 às 11h07
Alan Santos/Agência Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a mencionar o Brasil em suas declarações sobre a política tarifária adotada no início de seu mandato. Em entrevista à revista Time, publicada nesta sexta-feira (25), por ocasião de seus primeiros 100 dias no cargo, Trump destacou o impacto das tarifas de outros países sobre os EUA, incluindo o Brasil.

“Veja, foi isso que a China fez conosco. Eles nos cobram 100%. Se você olhar para a Índia, ela cobra entre 100% e 150%. Se você olhar para o Brasil, se olhar para muitos, muitos países, eles cobram – é assim que sobrevivem. É assim que ficaram ricos”, afirmou o presidente, referindo-se ao uso de tarifas por nações estrangeiras.

Trump continuou defendendo sua política econômica protecionista, considerando-a um "sucesso" e uma forma de beneficiar a produção industrial dos EUA. “Lembre-se disso: não há tarifas se eles fabricarem os produtos aqui. Isso é um sucesso tremendo. Você ainda não percebeu, mas o que está acontecendo é um enorme sucesso. Estamos arrecadando bilhões e bilhões de dólares – dinheiro que nunca tínhamos arrecadado antes”, declarou.

Em 2 de abril, o presidente anunciou uma série de "tarifas recíprocas" que afetaram centenas de países, mas uma semana depois, as reduziu após os mercados financeiros mostrarem sinais de queda e o aumento dos custos de financiamento da dívida dos EUA. No entanto, a tarifa imposta à China foi mantida e até ampliada, com um aumento para 145% sobre os produtos chineses, após a retaliação de Pequim, que elevou suas taxas sobre os produtos americanos para 125%.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Vendaval histórico em SP deixa mais de 340 voos cancelados em dois dias
Guarulhos e Congonhas registram 100 cancelamentos só nesta quinta; Grande São Paulo ainda tem 1,5 milhão de imóveis sem energia
EUA podem se tornar principal fator de instabilidade na América Latina, avalia governo brasileiro
Nova estratégia de Trump revive doutrina Monroe e preocupa diplomacia em Brasília
Carregando..