Trump sinaliza ataque ao Irã enquanto descarta diplomacia

Fontes revelam que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está cada vez mais propenso a autorizar ações militares contra instalações nucleares do Irã, demonstrando crescente impaciência com negociações diplomáticas
Por: Brado Jornal 18.jun.2025 às 07h13
Trump sinaliza ataque ao Irã enquanto descarta diplomacia
(Foto: FRANCIS CHUNG/EFE/EPA)

Fontes revelam que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está cada vez mais propenso a autorizar ações militares contra instalações nucleares do Irã, demonstrando crescente impaciência com negociações diplomáticas. Em declarações a bordo do Air Force One, na terça-feira (17), retornando da Cúpula do G7 no Canadá, Trump afirmou: “Não estou muito a fim de negociar com o Irã”. Ele destacou que busca “um fim, um fim real, não um cessar-fogo” ou “desistir completamente” no conflito envolvendo Teerã e Israel.

Duas autoridades próximas às discussões, em entrevista à CNN, indicaram que a postura agressiva marca uma mudança significativa na abordagem de Trump, embora ele ainda considere a diplomacia, desde que o Irã faça concessões substanciais. Nos últimos dias, especialmente no fim de semana e na segunda-feira (16), o governo Trump concentrou esforços em buscar uma solução negociada, mas a paciência do presidente parece estar no limite.

Sobre a possibilidade de Israel intensificar ou reduzir ataques ao Irã, Trump foi enigmático: “Vocês vão descobrir. Ninguém diminuiu o ritmo até agora”. Questionado se uma ação militar dos EUA poderia destruir o programa nuclear iraniano, como defendem algumas autoridades israelenses, ele respondeu: “Espero que o programa deles seja eliminado muito antes disso. Eles não terão uma arma nuclear”. As próximas 48 horas, segundo o presidente, serão cruciais para definir os rumos do conflito.




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Bolsonaro busca apoio de advogado e pastor para nota sobre tarifas de Trump
Nos áudios, Bolsonaro pede desculpas a Martin de Luca pela demanda e expressa sua intenção de elogiar Trump na nota
Trump reforça segurança em Washington, DC, e sinaliza expansão de medidas anticrime
Presidente visita centro de comando policial e promete tornar a capital um modelo de segurança
Carregando..