Trump critica Israel e Irã por quebra de cessar-fogo

Por: Brado Jornal 24.jun.2025 às 14h22
Trump critica Israel e Irã por quebra de cessar-fogo

Na terça-feira (24.jun.2025), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), expressou forte descontentamento com os governos de Israel e do Irã devido à violação do cessar-fogo estabelecido na segunda-feira (23.jun). A trégua foi interrompida após Israel acusar o Irã de disparar mísseis contra seu território.

O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, declarou que as forças do país retaliarão com “ataques severos a alvos estratégicos em Teerã” em resposta à suposta agressão. O governo iraniano, por sua vez, negou qualquer ataque. Em postagem na Truth Social, Trump afirmou: “Israel não atacará o Irã. As aeronaves retornarão em segurança, com um gesto amistoso de ‘aceno’ ao Irã. O cessar-fogo está mantido, ninguém será ferido.”

Falando a repórteres na Casa Branca, Trump destacou que os dois países estão em conflito há tanto tempo que “parecem não entender” suas ações. Segundo o New York Times, durante um voo no Air Force One, o presidente telefonou para o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud), exigindo o cumprimento do acordo de trégua.

Trump também desmentiu rumores sobre a reconstrução de instalações nucleares pelo Irã. “Não há chance de o Irã restaurar suas bases nucleares. Elas foram destruídas sob escombros. Nossos pilotos B-2 realizaram um trabalho impecável”, declarou. Ele acrescentou que considera “uma honra” ter neutralizado as instalações iranianas, contribuindo para “interromper o conflito”.

O presidente ainda mencionou que seu foco agora é interno, com a necessidade de aprovar seu pacote fiscal no Congresso dos EUA, para “concluir o trabalho” em seu país.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Glauber Braga celebra “vitória coletiva” ao escapar da cassação por quebra de decoro
Deputado do PSOL receberá suspensão de seis meses após briga com coordenador do MBL
Carregando..