Trump critica Elon Musk por plano de novo partido político

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do Partido Republicano, usou a rede Truth Social no domingo, 6 de julho de 2025, para expressar duras críticas ao bilionário Elon Musk
Por: Brado Jornal 07.jul.2025 às 06h56
Trump critica Elon Musk por plano de novo partido político
ROBERTO SCHMIDT / AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, do Partido Republicano, usou a rede Truth Social no domingo, 6 de julho de 2025, para expressar duras críticas ao bilionário Elon Musk. O motivo foi o anúncio de Musk, no sábado, 5 de julho, de que criará o Partido América (“America Party”), após uma enquete em sua plataforma X mostrar que cerca de dois terços dos votantes apoiaram a iniciativa.

“Fico triste em ver Elon Musk sair completamente dos trilhos, basicamente se tornando um DESASTRE TOTAL nas últimas 5 semanas”, escreveu Trump. Ele argumentou que a criação de um terceiro partido político nos EUA, onde o sistema é dominado pelo bipartidarismo entre republicanos e democratas, apenas geraria “COMPLETA E TOTAL DESORDEM & CAOS”. Para Trump, o caos já é predominante no país devido aos “democratas da extrema-esquerda [que] perderam a confiança e o juízo”.Trump também destacou a aprovação de um grande pacote de reformas no dia 4 de julho, coincidindo com o feriado da Independência dos EUA. A nova legislação, descrita por ele como “o maior projeto de lei desse tipo na história do nosso país”, eleva o teto da dívida pública e elimina subsídios federais para veículos elétricos (VEs), um setor crucial para Musk, dono da Tesla. “É um grande projeto, mas, infelizmente para Elon, ele elimina a ridícula Obrigatoriedade dos Veículos Elétricos (VEs), que teria forçado todo mundo a comprar um carro elétrico em pouco tempo”, afirmou Trump.

O presidente também questionou o apoio de Musk à sua campanha, lembrando que o bilionário havia endossado sua posição contra a obrigatoriedade de VEs. “Fiz campanha contra isso por 2 anos e, honestamente, quando Elon me deu seu total e inquestionável apoio, perguntei a ele se sabia que eu ia acabar com a obrigatoriedade dos VEs – estava em todos os discursos que fiz, em todas as conversas que tive. Ele disse que não tinha problema com isso – fiquei muito surpreso!”, revelou Trump.

Além disso, Trump criticou a sugestão de Musk para que um amigo próximo, descrito como um “democrata convicto”, assumisse a liderança da NASA. “Achei ainda inapropriado que um amigo íntimo do Elon, que atua no setor espacial, comandasse a NASA, já que a NASA é uma parte enorme da vida empresarial dele”, declarou o presidente, enfatizando que sua prioridade é “proteger o povo americano”.

Post completo de Donald Trump traduzido:

“Fico triste em ver Elon Musk sair completamente dos trilhos, basicamente se tornando um DESASTRE TOTAL nas últimas 5 semanas. Ele agora quer até fundar um Terceiro Partido Político, apesar do fato de que isso nunca deu certo nos Estados Unidos – o sistema parece não ser feito para isso. A única coisa para a qual terceiros partidos servem é criar COMPLETA E TOTAL DESORDEM & CAOS, e já temos caos o suficiente com os Democratas da Extrema Esquerda, que perderam a confiança e o juízo!

“Os republicanos, por outro lado, são uma ‘máquina’ que funciona perfeitamente e que acabou de aprovar o maior projeto de lei desse tipo na história do nosso país. É um grande projeto, mas, infelizmente para Elon, ele elimina a ridícula Obrigatoriedade dos Veículos Elétricos (VE), que teria forçado todo mundo a comprar um carro elétrico em pouco tempo. Eu sempre fui fortemente contra isso desde o início. Agora as pessoas podem comprar o que quiserem – carros a gasolina, híbridos (que estão indo muito bem), ou novas tecnologias, conforme forem surgindo – chega de obrigatoriedade dos VEs.

“Fiz campanha contra isso por 2 anos e, honestamente, quando Elon me deu seu total e inquestionável apoio, perguntei a ele se sabia que eu ia acabar com a obrigatoriedade dos VEs – estava em todos os discursos que fiz, em todas as conversas que tive. Ele disse que não tinha problema com isso – fiquei muito surpreso!“

Além disso, Elon pediu que um amigo próximo dele assumisse a NASA e, embora eu achasse que o amigo era muito competente, fiquei surpreso ao descobrir que ele era um democrata convicto, que nunca havia contribuído com os republicanos antes.

“Provavelmente o próprio Elon também era. Achei ainda inapropriado que um amigo íntimo do Elon, que atua no setor espacial, comandasse a NASA, já que a NASA é uma parte enorme da vida empresarial dele.

“Minha prioridade número 1 é proteger o povo americano!”




📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Tarcísio responde a Eduardo Bolsonaro e foca em São Paulo diante de tarifas de Trump
Governador descarta polêmica e prioriza diálogo com setores afetados
Lula regulamenta Lei da Reciprocidade em resposta a tarifas de Trump
Decreto define estratégias para contrapor medida dos EUA e protege setores exportadores
Embaixada dos EUA critica STF e Lula em apoio a Trump
Publicação no X chama Supremo de “Tribunal de Moraes” e cita tarifas contra o Brasil
Carregando..