Trump exige divulgação de depoimentos do caso Epstein

Presidente americano reage a críticas e promete transparência em investigação
Por: Brado Jornal 18.jul.2025 às 07h43
Trump exige divulgação de depoimentos do caso Epstein
Mandel NGAN e Palm Beach County Sheriff's Department / AFP
Na quinta-feira (17.jul.2025), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), determinou que o Departamento de Justiça torne públicos “todos os depoimentos pertinentes” relacionados ao caso do bilionário Jeffrey Epstein, acusado de tráfico sexual e abuso de menores. A ordem, anunciada em postagem na rede Truth Social, foi justificada por Trump devido à “quantidade absurda de publicidade” em torno do caso. “Essa farsa, perpetuada pelos democratas, deve acabar agora mesmo!”, escreveu.

A decisão segue críticas de Trump a republicanos que questionaram a condução de seu governo sobre o caso Epstein. Na quarta-feira (16.jul), ele acusou aliados de caírem em uma “armadilha política” dos democratas, reafirmando promessa de campanha de 2024 para divulgar os registros do caso. A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, declarou no X que está “pronta” para acionar a Justiça e liberar as transcrições dos depoimentos.

O caso ganhou nova atenção após o jornal The Wall Street Journal revelar, na quinta-feira, uma suposta carta de 2003 enviada por Trump a Epstein, contendo um desenho de uma mulher nua, parte de um álbum organizado por Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Epstein, para celebrar os 50 anos do bilionário. Trump negou a veracidade da história e ameaçou processar o jornal.

Epstein, preso em julho de 2019 por liderar, ao lado de Maxwell, uma rede de exploração sexual de mulheres e menores, foi encontrado morto na prisão em agosto do mesmo ano, com indícios de suicídio. A controvérsia também envolveu Elon Musk, que, antes de deixar o governo em maio, sugeriu em uma postagem apagada no X que Trump estaria implicado em arquivos não revelados do caso. “Essa é a verdadeira razão pela qual eles não foram tornados públicos”, disse Musk. Trump negou qualquer irregularidade em sua relação com Epstein.

Na mesma quinta-feira, o governador da Califórnia, Gavin Newsom (Partido Democrata), usou o X para ironizar o caso, publicando um vídeo com uma paródia da música “Photograph”, da banda Nickelback, exibindo uma foto de Trump com Epstein.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-presidente Alejandro Toledo recebe nova condenação por corrupção no caso Odebrecht
Sentença de 13 anos por lavagem de dinheiro se soma à pena anterior de 20 anos, marcando mais um capítulo do escândalo que abalou o Peru
Venezuela provoca EUA com sobrevoo de caças sobre navio no Caribe
Ação de dois F-16 venezuelanos é vista como tentativa de interferir em operações antidrogas americanas
Carregando..