Trump condena atirador como “monstro” e exalta legado de Charlie Kirk após assassinato*

Em um discurso de quatro minutos, Trump expressou condolências e condenou a violência política, enaltecendo o impacto de Kirk.
Por: Brado Jornal 11.set.2025 às 06h15 - Atualizado: 11.set.2025 às 06h16
Trump condena atirador como “monstro” e exalta legado de Charlie Kirk após assassinato*
Joe Raedle/Getty Images

As palavras do presidente Donald Trump marcaram o pronunciamento sobre a morte de Charlie Kirk, co-fundador da Turning Point USA, assassinado na quarta-feira por um atirador em um telhado durante um evento na Universidade do Vale de Utah. Em um discurso de quatro minutos, Trump expressou condolências e condenou a violência política, enaltecendo o impacto de Kirk.


“Charlie inspirou milhões, e tonight todos que o conheciam e amavam estão unidos em choque e horror. Ele foi um patriota que dedicou sua vida à causa do debate aberto e ao país que tanto amava — os Estados Unidos da América. Lutou por liberdade, democracia, justiça e pelo povo americano. Ele é um mártir pela verdade e pela liberdade, e nunca houve alguém tão respeitado pela juventude. Sua missão era trazer os jovens para o processo político, o que ele fez melhor do que ninguém, para compartilhar seu amor pelo país e espalhar palavras simples de senso comum nos campi pelo país. É mais do que hora de todos os americanos e a mídia enfrentarem o fato de que violência e assassinato são a consequência trágica de demonizar aqueles com quem você discorda dia após dia, ano após ano, da maneira mais odiosa e desprezível possível. Por anos, aqueles da esquerda radical compararam americanos maravilhosos como Charlie a nazistas e aos piores assassinos e criminosos do mundo. Um assassino tentou silenciá-lo com uma bala, mas falhou, porque juntos garantiremos que sua voz, sua mensagem e seu legado viverão por incontáveis gerações. Hoje, por causa deste ato hediondo, a voz de Charlie se tornou maior e mais grandiosa do que nunca — e nem chega perto disso”, declarou Trump.


Ele também chamou o atirador de “monstro” e prometeu justiça, mencionando o atentado contra sua própria vida em Butler, Pensilvânia, no último ano, para alertar sobre a escalada da violência política nos EUA.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Haddad classifica caso Master como possível maior fraude bancária do país
Ministro destaca interesse público por envolvimento de recursos da Caixa e Banco do Brasil no ressarcimento
Trump inclinado a intervir no Irã em apoio aos manifestantes
Fontes israelenses revelam decisão americana de agir contra repressão do regime, em meio a protestos que ganham força
Trump xinga funcionário que o teria chamado de pedófilo em visita a fábrica
Presidente dos EUA reagiu com insultos após suposto comentário ofensivo durante tour em planta industrial; episódio gerou repercussão imediata nas redes
Superávit de US$ 2,8 bilhões com Irã coloca Brasil no radar de novas tarifas anunciadas por Trump
Comércio bilateral com Irã gera superávit de US$ 2,8 bi ao Brasil e atrai atenção de nova tarifa imposta por Trump
Erfan Soltani enfrenta execução iminente no Irã após julgamento sem defesa
Jovem de 26 anos, preso durante protestos, teve apenas 10 minutos para se despedir da família; ONG alerta para primeira pena de morte ligada às manifestações recentes
Carregando..