Em declaração divulgada nesta quarta-feira (22 de outubro de 2025), o presidente Donald Trump (republicano) defendeu que a tarifa de 50% aplicada a produtos importados do Brasil representa o fator decisivo pela primeira vez em décadas para a estabilidade dos produtores de gado nos Estados Unidos. Segundo ele, sem essa política comercial mais rígida, o ramo continuaria em declínio acentuado, como ocorreu nas últimas duas décadas.
A taxa, implementada sem exceções para itens como a carne bovina brasileira, começou a valer em agosto após anúncio em julho. Inicialmente prevista em 10%, a alíquota foi elevada em 40% pontos adicionais pela Casa Branca, em retaliação ao que o governo americano classifica como "perseguição" judicial contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), sentenciado pelo Supremo Tribunal Federal a 27 anos e 3 meses de prisão por suposta tentativa de golpe de Estado.
Trump, por meio de postagem em sua rede social Truth Social, enfatizou o impacto positivo da medida, mas alertou os empresários do setor para uma contrapartida. “Os pecuaristas, que eu amo, não entendem que a única razão pela qual estão indo tão bem, pela 1ª vez em décadas, é porque eu impus tarifas sobre o gado que entra nos Estados Unidos, incluindo uma tarifa de 50% sobre o Brasil. Se não fosse por mim, eles estariam fazendo exatamente o que têm feito nos últimos 20 anos horrível! Seria bom se eles entendessem isso, mas eles também precisam reduzir os preços, porque o consumidor também é um fator muito importante na minha opinião!”.
Enquanto isso, o governo brasileiro busca amenizar os efeitos da tarifa. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma conversa por videoconferência com Trump no começo de outubro e agora discute a possibilidade de um encontro pessoal. Há otimismo de que a reunião bilateral ocorra no domingo (26 de outubro), durante evento na Malásia.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...