Trump sugere fechamento do espaço aéreo venezuelano e rotas comerciais mudam drasticamente

A recomendação, feita pelo líder republicano, levou aeronaves comerciais a desviarem centenas de quilômetros para evitar o território venezuelano, com receio de uma possível crise entre Washington e Caracas.
Por: Brado Jornal 30.nov.2025 às 09h55
Trump sugere fechamento do espaço aéreo venezuelano e rotas comerciais mudam drasticamente

O espaço aéreo da Venezuela aparece quase vazio nos mapas do Flightradar24 desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que as companhias aéreas deveriam tratar o país como área proibida para sobrevoo. A recomendação, feita pelo líder republicano, levou aeronaves comerciais a desviarem centenas de quilômetros para evitar o território venezuelano, com receio de uma possível crise entre Washington e Caracas.


Neste sábado (29.nov.2025), o governo venezuelano reagiu duramente. O Ministério das Relações Exteriores classificou a declaração de Trump como “ameaça colonialista”, “hostil, ilegal e arbitrária” e acusou os EUA de tentar impor sua jurisdição de forma extraterritorial, violando normas do direito internacional.


A tensão já vinha crescendo durante a semana. Na quarta-feira, Caracas anunciou a revogação imediata das autorizações de operação para seis companhias estrangeiras: Gol (Brasil), Latam (apenas a filial colombiana), Avianca (Colômbia), Iberia (Espanha), TAP (Portugal) e Turkish Airlines (Turquia). A Latam Brasil, que não mantém voos diretos ao país, não foi afetada.


Os voos das empresas citadas já haviam sido suspensos no fim de semana anterior (23 e 24 de novembro), após a FAA, agência de aviação civil norte-americana, emitir alerta de segurança citando “atividade militar intensificada” e risco elevado na região. A combinação das medidas criou um vazio quase total nos céus venezuelanos, alterando rotas entre América do Sul, Caribe e Europa.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Zara lidera fechamento de lojas na Inditex em nova fase digital do grupo
A Zara foi a marca mais afetada, com 52 fechamentos só no mercado espanhol.
Carregando..