Trump sugere fechamento do espaço aéreo venezuelano e rotas comerciais mudam drasticamente

A recomendação, feita pelo líder republicano, levou aeronaves comerciais a desviarem centenas de quilômetros para evitar o território venezuelano, com receio de uma possível crise entre Washington e Caracas.
Por: Brado Jornal 30.nov.2025 às 09h55
Trump sugere fechamento do espaço aéreo venezuelano e rotas comerciais mudam drasticamente

O espaço aéreo da Venezuela aparece quase vazio nos mapas do Flightradar24 desde que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que as companhias aéreas deveriam tratar o país como área proibida para sobrevoo. A recomendação, feita pelo líder republicano, levou aeronaves comerciais a desviarem centenas de quilômetros para evitar o território venezuelano, com receio de uma possível crise entre Washington e Caracas.


Neste sábado (29.nov.2025), o governo venezuelano reagiu duramente. O Ministério das Relações Exteriores classificou a declaração de Trump como “ameaça colonialista”, “hostil, ilegal e arbitrária” e acusou os EUA de tentar impor sua jurisdição de forma extraterritorial, violando normas do direito internacional.


A tensão já vinha crescendo durante a semana. Na quarta-feira, Caracas anunciou a revogação imediata das autorizações de operação para seis companhias estrangeiras: Gol (Brasil), Latam (apenas a filial colombiana), Avianca (Colômbia), Iberia (Espanha), TAP (Portugal) e Turkish Airlines (Turquia). A Latam Brasil, que não mantém voos diretos ao país, não foi afetada.


Os voos das empresas citadas já haviam sido suspensos no fim de semana anterior (23 e 24 de novembro), após a FAA, agência de aviação civil norte-americana, emitir alerta de segurança citando “atividade militar intensificada” e risco elevado na região. A combinação das medidas criou um vazio quase total nos céus venezuelanos, alterando rotas entre América do Sul, Caribe e Europa.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Trump anuncia envio de “grande frota” de navios para águas próximas ao Irã
Presidente dos EUA diz que movimentação ocorre “por precaução” em meio a tensões com repressão a protestos no país; porta-aviões USS Abraham Lincoln muda rota do Mar da China Meridional para o Oriente Médio
Trump assume presidência vitalícia no novo Conselho de Paz lançado em Davos
Documento revela: Trump só sai do cargo por renúncia ou incapacidade unânime
Carregando..