Nicolás Maduro chega a Nova York após operação americana na Venezuela

O julgamento ocorrerá em um tribunal federal de Nova York.
Por: Brado Jornal 03.jan.2026 às 20h18
Nicolás Maduro chega a Nova York após operação americana na Venezuela

Uma série de explosões abalou Caracas na madrugada deste sábado (3), seguida pela captura do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e de sua esposa, Cilia Flores, por forças dos Estados Unidos. O líder venezuelano desembarcou em Nova York por volta das 18h30, onde enfrentará acusações na Justiça americana.


A procuradora-geral dos EUA, Pam Bondi, divulgou que Maduro e a primeira-dama foram formalmente indiciados por crimes como conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína, posse de metralhadoras e dispositivos destrutíveis, além de conspiração para posse de metralhadoras. O julgamento ocorrerá em um tribunal federal de Nova York.


Em coletiva de imprensa, o presidente Donald Trump afirmou que acompanhou a operação em tempo real, descrevendo-a como "parecendo um programa de televisão". Ele revelou que a ação estava planejada para quatro dias antes, mas foi adiada devido ao mau tempo. Trump também mencionou uma conversa telefônica com Maduro uma semana atrás, na qual o venezuelano teria tentado negociar uma saída pacífica, proposta que foi recusada.


Segundo Trump, os Estados Unidos planejam administrar a Venezuela por meio de um grupo em formação, até que haja uma transição de poder segura, sem especificar prazos ou detalhes do arranjo. Ele anunciou a operação em suas redes sociais, declarando que o ataque de grande escala foi bem-sucedido e que o casal foi removido do país por via aérea.


Maduro e Flores foram detidos em Caracas por agentes americanos e transportados de helicóptero até o USS Iwo Jima, navio de assalto anfíbio da Marinha dos EUA posicionado no Caribe. A embarcação, da classe Wasp, é equipada para operações com aeronaves de decolagem vertical, como o F-35B, helicópteros e tropas de desembarque, permitindo projeção de poder aéreo e terrestre.


Moradores de Caracas relataram pelo menos sete explosões em cerca de 30 minutos, tremores, sobrevoos de aeronaves em baixa altitude e quedas de energia, especialmente perto da base aérea de La Carlota. Vídeos nas redes sociais mostraram colunas de fumaça em instalações militares.


A vice-presidente venezuelana, Delcy Rodríguez, declarou não saber o paradeiro de Maduro e exigiu provas de vida do governo americano. O país decretou estado de emergência em resposta à ação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Segunda edição da Operação Força Total de 2026 termina com 40 prisões em flagrante e 25 armas de fogo retiradas de circulação na Bahia
Mobilização de 24 horas pela Polícia Militar resultou em resgate de vítima de cárcere privado em Itagimirim, desarticulação de torneios ilegais de aves em Salvador, recuperação de nove veículos roubados e 32 ocorrências ligadas ao tráfico de drogas em várias regiões
O Flamengo sofre nova derrota cruel e fica com o vice na Recopa Sul-Americana 2026
Lanús conquista título histórico no Maracanã com virada dramática na prorrogação
A polícia resgata mulher amarrada em árvore e apreende armas na operação Força Total
Balanço da segunda fase da ação na Bahia destaca intervenção em sequestro e combate a crimes variados
Carregando..