O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicano), comunicou ao primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu (Likud), durante reunião na Casa Branca nesta quarta-feira (11 de fevereiro de 2026), que os Estados Unidos prosseguirão com as conversas para alcançar um acordo sobre o programa nuclear iraniano. Em postagem na Truth Social, Trump classificou o encontro de quase três horas como “muito produtivo”, embora tenha ressaltado que “nada muito definitivo foi alcançado”.
Segundo o presidente americano, a conclusão de um pacto com o Irã representa a opção preferencial de Washington, desde que viável. Ele reforçou a disposição para continuar as negociações, mas alertou sobre alternativas em caso de fracasso: “Da última vez, o Irã decidiu que era melhor não fazer um acordo e foi atingido pela Operação Martelo da Meia-Noite, isso não funcionou bem para eles”. A referência remete aos ataques aéreos realizados pelos EUA contra instalações nucleares iranianas em junho de 2025, durante o conflito de 12 dias entre Irã e Israel, no qual Israel iniciou ações contra oficiais militares, cientistas nucleares, instalações atômicas e áreas residenciais iranianas, com posterior participação americana. Em retaliação, o Irã lançou drones e mísseis contra alvos israelenses e a principal base militar dos EUA no Oriente Médio, no Catar.
As discussões entre EUA e Irã foram retomadas em 6 de fevereiro de 2026, em meio ao aumento da presença militar norte-americana na região. Trump enfatizou que as negociações atuais diferem das tentativas frustradas no primeiro semestre de 2025, quando não houve consenso.
O encontro com Netanyahu abordou também o conflito em Gaza e ameaças regionais de segurança, mas o foco principal foi o Irã. A administração americana mantém pressão diplomática e militar simultâneas, com Trump insistindo que qualquer acordo deve ser “bom” e incluir limitações rigorosas ao enriquecimento de urânio e possivelmente ao programa de mísseis iraniano.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...