Em entrevista exclusiva ao Metrópoles Esportes, Vanderlei Luxemburgo, ex-treinador, manifestou forte preocupação com o crescente número de profissionais estrangeiros atuando no Brasil. Na atual temporada do Campeonato Brasileiro, a Série A registra um recorde de 151 jogadores de fora do país. Além disso, entre os 20 técnicos da elite, nove são estrangeiros, com predominância de argentinos.
Luxemburgo defende que os clubes priorizem o mercado local e invistam mais na base para revelar talentos. “É uma aposta, porque é difícil trazer esses jogadores que muitas vezes não se adaptam e vão embora. São dois negócios, o de trazer e o de voltar esses jogadores. No final da temporada você vai ver quantos vão embora”, avaliou Luxemburgo.
O ex-comandante também criticou a saída precoce de jovens promessas brasileiras, motivada pela falta de recursos financeiros dos clubes. “Os clubes estão sem dinheiro e vendem esses bons jogadores da base mais rápido e por nem tanto dinheiro. A idade de procura vem diminuindo. Agora, com oito anos, já estão indo embora, e isso enfraquece cada vez mais a qualidade da formação”, reforçou.
Outro ponto destacado por Luxemburgo foi a perda de identificação dos torcedores com a Seleção Brasileira, especialmente em ano de Copa do Mundo. “Quando você vê um jogo da Seleção Brasileira hoje em dia, os torcedores que vão ao estádio, às vezes, nem identificam quem são os nossos jogadores. O ídolo das crianças brasileiras não pode ser o Cristiano Ronaldo, tem que ser o Neymar, Ronaldo” completou.
📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO e receba os principais destaques do dia em primeira mão
Deixe sua opinião!
Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.
Sem comentários
Seja o primeiro a comentar nesta matéria!
Carregando...