Vanderlei Luxemburgo critica presença excessiva de estrangeiros no futebol brasileiro

Ex-técnico alerta para riscos à formação nacional e à conexão com a Seleção
Por: Brado Jornal 12.fev.2026 às 10h31
Vanderlei Luxemburgo critica presença excessiva de estrangeiros no futebol brasileiro
@LuisGustavoNova
Em entrevista exclusiva ao Metrópoles Esportes, Vanderlei Luxemburgo, ex-treinador, manifestou forte preocupação com o crescente número de profissionais estrangeiros atuando no Brasil. Na atual temporada do Campeonato Brasileiro, a Série A registra um recorde de 151 jogadores de fora do país. Além disso, entre os 20 técnicos da elite, nove são estrangeiros, com predominância de argentinos.

Luxemburgo defende que os clubes priorizem o mercado local e invistam mais na base para revelar talentos. “É uma aposta, porque é difícil trazer esses jogadores que muitas vezes não se adaptam e vão embora. São dois negócios, o de trazer e o de voltar esses jogadores. No final da temporada você vai ver quantos vão embora”, avaliou Luxemburgo.

O ex-comandante também criticou a saída precoce de jovens promessas brasileiras, motivada pela falta de recursos financeiros dos clubes. “Os clubes estão sem dinheiro e vendem esses bons jogadores da base mais rápido e por nem tanto dinheiro. A idade de procura vem diminuindo. Agora, com oito anos, já estão indo embora, e isso enfraquece cada vez mais a qualidade da formação”, reforçou.

Outro ponto destacado por Luxemburgo foi a perda de identificação dos torcedores com a Seleção Brasileira, especialmente em ano de Copa do Mundo. “Quando você vê um jogo da Seleção Brasileira hoje em dia, os torcedores que vão ao estádio, às vezes, nem identificam quem são os nossos jogadores. O ídolo das crianças brasileiras não pode ser o Cristiano Ronaldo, tem que ser o Neymar, Ronaldo” completou.


📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Epstein ironizou vítima que relatou sentir presença de Deus durante abuso sexual
Em e-mail recém-divulgado pelo Departamento de Justiça dos EUA, financista comentou com sarcasmo afirmação de menor que disse ser protegida por Jesus Cristo; mensagem termina com "Ops", interpretado como zombaria à fé da sobrevivente
Bruninho Samudio assina primeiro contrato profissional com o Botafogo no dia de seu aniversário de 16 anos
Goleiro da base alvinegra desde 2024, destaque na Seleção Brasileira Sub-15, expressa gratidão ao clube e promete dedicação para evoluir e contribuir com o Glorioso; diretor de base destaca trabalho de formação e protagonismo do jovem
Carregando..