Guerra deve durar pelo menos 1 ano, diz defesa israelense

Guerra completou 3 meses neste domingo (7)
Por: Brado Jornal 08.jan.2024 às 09h35 - Atualizado: 08.jan.2024 às 07h55
Guerra deve durar pelo menos 1 ano, diz defesa israelense

Autoridades de defesa israelenses disseram neste domingo (7) que os combates na Faixa de Gaza devem durar pelo menos 1 ano. As informações são do Guardian. Os comentários foram feitos durante a visita do secretário de Estado norte-americano Antony Blinken, que foi ao Oriente Médio discutir medidas para atenuar o conflito.

“Não é a Guerra dos Seis Dias (de 1967). O cronograma é longo”, disse o major-general Amos Yadlin, ex-chefe da inteligência militar, que é próximo a oficiais superiores.

Ele comparou a campanha israelense em Gaza à coalizão internacional que combateu o Estado Islâmico em 2017 e que durou 9 meses e à ofensiva de Israel na Cisjordânia em 2002. “Foram necessários 2 meses para chegar às cidades palestinas e 2 anos para acabar com o terrorismo. Portanto, Israel prevê de 9 meses a 1 ano. Depende de quanto tempo o Hamas aguentará”, afirmou.

No sábado (6), o porta-voz das FDI (Forças de Defesa de Israel), o contra-almirante Daniel Hagari, já havia afirmado em um comunicado à imprensa que os combates “continuarão durante o ano de 2024”.

O premiê Benjamin Netanyahu também disse que a guerra não terminará enquanto os objetivos de acabar com o Hamas, libertar todos os reféns e garantir a estabilidade de Gaza não foram concluídos. “Digo isso tanto para nossos inimigos quanto para nossos amigos. Essa é a nossa responsabilidade e esse é o nosso compromisso”, declarou ao seu gabinete. Ele já havia dito algo semelhante em dezembro.

O risco de um conflito prolongado preocupa entidades internacionais, pela possibilidade de se estender pelo Oriente Médio e envolver outros países da região, como o Irã, que tem ligação com o Hamas, e o Líbano, onde o Hezbollah também tem protagonizado confrontos com Israel.

As declarações foram dadas no dia em que a guerra completa 3 meses, com pelo menos 22.835 palestinos mortos na Faixa de Gaza, incluindo 9.600 crianças e 6.750 mulheres.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Oposição promete 12 ações na Justiça contra desfile da Acadêmicos de Niterói em homenagem a Lula
Partidos e parlamentares alegam propaganda antecipada, abuso de poder, uso irregular de verbas públicas e discriminação religiosa
Frei Gilson reúne mais de 1 milhão de fiéis em live na madrugada da Quarta-feira de Cinzas
Transmissão do Santo Rosário marca início da Quaresma 2026 com recorde de audiência simultânea
Vaticano rejeita convite para integrar Conselho da Paz criado por Trump
Cardeal Pietro Parolin defende papel central da ONU na resolução de crises e cita natureza peculiar da Santa Sé como motivo da recusa
Banco Pleno é liquidado e FGC vai ressarcir R$ 4,9 bilhões a cerca de 160 mil credores
Liquidação extrajudicial anunciada pelo Banco Central nesta quarta-feira eleva rombo total do caso Master para mais de R$ 50 bilhões; pagamentos dependem de solicitação via app
Carregando..