Defesa de Kajuru pede que STF envie ações contra o senador para primeira instância

Ele é acusado de injúria e difamação em posts nas redes sociais feitos em 2019; julgamento na Segunda Turma começou em outubro de 2020
Por: Brado Jornal 24.mai.2022 às 13h54
Defesa de Kajuru pede que STF envie ações contra o senador para primeira instância
Divulgação

A defesa do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedidos para que as ações que correm contra ele na Corte por injúria e difamação sejam enviadas para a primeira instância.

No documento, a defesa citou entendimento formado pelo Supremo em relação ao foro privilegiado. Em 2018, o STF decidiu manter o foro por prerrogativa de função apenas aos crimes cometidos durante o exercício do cargo e relacionados às funções desempenhadas.

“Entendendo esta Corte que a manifestação proferida não guarda pertinência com o exercício da função parlamentar, pois ultrapassado o limite da inviolabilidade parlamentar, resta afastada a competência do Supremo Tribunal Federal, sendo o declínio de competência medida que se impõe”, alegou a defesa.

Em 3 de maio, por três votos a dois, a Segunda Turma decidiu abrir uma ação penal contra o senador por injúria e difamação em postagens de redes sociais. Os ministros analisaram seis acusações contra o parlamentar.

Em 2019, em uma série de publicações, Kajuru fez ataques contra o senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) e o ex-deputado Alexandre Baldy (PP-GO), ex-secretário de Transportes Metropolitanos em São Paulo e pré-candidato ao Senado por Goiás.

Kajuru chamou Baldy de “vigarista” e “office boy picareta”. Cardoso foi chamado de “pateta bilionário”, “inútil” e “idiota incompetente”. Também foi acusado de usar o mandato para fazer “negócios”.

O julgamento na Segunda Turma começou em outubro de 2020, com o voto de Mello para manter o arquivamento. Na mesma sessão, o ministro Gilmar Mendes pediu vista – mais tempo para analisar o caso.

Na sessão de maio, prevaleceu o voto do ministro Gilmar Mendes. Segundo o magistrado, parlamentares podem ser responsabilizados por manifestações em redes sociais caso elas sejam consideradas ofensivas à honra, divulgação de informações falsas, discursos de ódio e até mesmo incitação a crimes.

Mendes disse ainda que as imunidades não são privilégio do deputado e sanador, mas atributos inerentes do cargo legislativo. O voto do ministro foi seguido por Edson Fachin e Ricardo Lewandowski. André Mendonça seguiu o voto do relator.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Moraes revoga domiciliar de idosa do 8/1 e determina investigação de juiz
Ministro do STF anula benefício concedido por magistrado de Curitiba e manda ré voltar ao regime fechado no presídio médico
Zanin assume relatoria de ação por CPI do Banco Master após suspeição de Toffoli
Ministro do STF é sorteado para analisar pedido de Rodrigo Rollemberg; Toffoli se afastou por supervisão anterior das investigações e ligações financeiras reveladas
STF adia julgamento de deputados do PL por propina em emendas
Primeira Turma interrompe sessão por falta de tempo; defesas foram ouvidas e mérito deve ser analisado na próxima terça-feira (17)
ACM Neto pede investigação de vazamento de dados sigilosos ao STF e PGR
Ex-prefeito de Salvador se coloca à disposição das autoridades e nega irregularidades em consultoria prestada a empresas do mercado financeiro
Oposição recorre ao STF para obrigar instalação da CPMI do Banco Master
Parlamentares superam assinaturas mínimas e invocam precedente da CPI da Pandemia; ação mira irregularidades e pressiona Davi Alcolumbre a deliberar
Flávio Bolsonaro afirma que CPI para investigar ministros do STF é ilegal
Senador critica proposta de comissão para apurar relações de Alexandre de Moraes e Dias Toffoli com Daniel Vorcaro, do Banco Master
Carregando..