Fachin anula condenações de ex-marqueteiros do PT na Lava Jato

Ministro considera que os processos devem tramitar na Justiça Eleitoral do DF
Por: Brado Jornal 11.jan.2024 às 10h10 - Atualizado: 11.jan.2024 às 08h58
Fachin anula condenações de ex-marqueteiros do PT na Lava Jato

O vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Edson Fachin, decidiu anular as condenações resultantes da operação Lava Jato dos marqueteiros políticos João Santana e Mônica Moura. Além deles, o ex-tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, também teve o processo anulado.

A decisão foi assinada pelo ministro em 19 de dezembro de 2023 e publicada na terça-feira (9). 

Fachin aceitou recurso da defesa de Vaccari para reconhecer a incompetência da 13ª Vara Federal em Curitiba, chefiada pelo ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR).

O ministro considerou que as acusações contra o ex-tesoureiro e os 2 marqueteiros devem tramitar na Justiça Eleitoral do Distrito Federal.

João Santana e sua mulher, Mônica Moura, foram condenados por Moro a 8 anos e 4 meses de prisão por irregularidades na campanha da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em 2010.

Já Vaccari foi acusado pela Lava Jato pelo suposto recebimento de propina do grupo Keppel Fels, empresa que tinha contratos com a Petrobras e também foi investigada na operação. As supostas irregularidades também teriam sido em 2010. Os 3 atuaram como delatores da operação.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-ministro Maílson da Nóbrega critica PT como obstáculo ao desenvolvimento econômico do Brasil
Economista aponta visão ultrapassada do partido, resistência a reformas e risco de crise fiscal em poucos anos; lançamento de livro destaca nove entraves ao crescimento
Presença de autoridades em festas de Vorcaro motiva representação no TCU por possível irregularidade
Ministério Público pede apuração sobre participação de figuras dos Três Poderes em eventos na casa de veraneio do banqueiro em Trancoso; defesa nega alegações e fala em narrativa difamatória
Carregando..