Fux rejeita queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra Erika Hilton

Segundo o magistrado, é “inequívoco” que Hilton esteja protegida pela imunidade parlamentar
Por: Brado Jornal 24.out.2024 às 16h17
Fux rejeita queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra Erika Hilton
Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, rejeitou a queixa-crime apresentada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro contra a deputada federal Erika Hilton (PSOL) por calúnia e difamação. Segundo o magistrado, é “inequívoco” que Hilton esteja protegida pela imunidade parlamentar.

Michelle acionou a Justiça, em agosto, porque a deputada teceu críticas sobre a concessão do título de cidadã paulistana à presidente nacional do PL Mulher, celebração que aconteceu no Theatro Municipal de São Paulo, em março deste ano. Erika disse que “não dá nem pra homenagear Michelle Bolsonaro por nunca ter sumido com o cachorro de outra família porque literalmente até isso ela já fez”.

Hilton desvirtuou um episódio em que um cão “sem dono” foi encontrado no Palácio do Planalto, sensibilizando a então primeira-dama, que o adotou. Ocorre que o tutor do animal acabou aparecendo, e Michelle, imediatamente, decidiu devolvê-lo.

Antes de ingressar com a ação, advogados da ex-primeira-dama pediram à deputada esclarecimentos acerca das referidas declarações, e Erika Hilton sustentou que fez o post a fim de “demonstrar a falta de razoabilidade” da honraria oferecida a Michelle Bolsonaro.

Fux, porém, considera que a publicação está “diretamente ligada ao exercício do mandato parlamentar”, o que configuraria proteção por imunidade parlamentar. As informações são da CNN.

"Afigura-se nítido o teor político da publicação, voltada a reforçar sua atuação parlamentar como representante dos eleitores de São Paulo e de oposição ao atual prefeito da capital paulista. O que ali se contém são afirmações que refletem a guerra de narrativas entre grupos políticos divergentes, sobre as consequências também políticas de um fato público. Mesmo quando grosseiras e ofensivas, estão, portanto, imunes à incriminação", destacou o ministro.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Homem de 21 anos é preso na Bahia por ameaças de morte e estupro contra jornalistas de Brasília
Suspeito enviava diariamente vídeos de execuções reais, mutilação de animais, conteúdos racistas e abuso sexual infantil; operação conjunta da PCDF e Polícia Civil da Bahia resulta em prisão em flagrante em Ribeira do Pombal, com confissão e apreensão de provas em celulares
André Mendonça assume relatoria do caso Banco Master no STF
Ministro é sorteado após afastamento de Toffoli; Corte mantém validade de atos anteriores e destaca ausência de impedimento formal
Ex-assessor de Weverton Rocha obtém prisão domiciliar em caso de fraude no INSS
Ministro do STF concede medida após avaliar condição de saúde da esposa do investigado
Ministros do STF suspeitam de gravação clandestina feita por Toffoli em sessão secreta
Suspeita surge após reportagem reproduzir falas literais da reunião que decidiu saída dele do caso Banco Master; Toffoli nega veementemente e magistrados relatam perplexidade com quebra de sigilo
Kim Kataguiri: "Entregar a direita a Flávio Bolsonaro é entregar a reeleição do Lula"
Deputado critica escolha de Flávio Bolsonaro como nome principal da direita para 2026
PF argui suspeição de Dias Toffoli no caso Banco Master após menções encontradas em celular de Daniel Vorcaro
Polícia Federal entrega material extraído de aparelhos do banqueiro ao presidente do STF, Edson Fachin, que determinou manifestação do ministro relator; gabinete de Toffoli classifica pedido como baseado em ilações e questiona legitimidade da PF
Carregando..