STF mantém suspensão do Rumble no Brasil após decisão de Moraes

Ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin acompanham relator; julgamento segue até 14 de março
Por: Brado Jornal 07.mar.2025 às 16h13
STF mantém suspensão do Rumble no Brasil após decisão de Moraes
Marcelo Camargo/Agência Brasil

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) consolidou maioria nesta sexta-feira (7) para manter o bloqueio da plataforma Rumble no Brasil. A decisão ratifica a medida monocrática do ministro Alexandre de Moraes, que determinou a suspensão da rede social devido ao descumprimento de ordens judiciais.

Os ministros Flávio Dino e Cristiano Zanin votaram a favor da manutenção da suspensão, seguindo o entendimento do relator. O julgamento ocorre no plenário virtual, modalidade em que os ministros depositam seus votos sem debate, e se estende até 14 de março. Ainda restam os votos de Luiz Fux e Cármen Lúcia.

Em seu voto, Moraes sustentou a necessidade de manter a plataforma indisponível até o cumprimento integral das determinações judiciais, incluindo o pagamento de multas e a nomeação de um representante legal da empresa no Brasil.

A suspensão do Rumble foi decretada em 21 de fevereiro, após a rede social não atender exigências do STF, como:

  • a remoção dos perfis do jornalista Allan dos Santos;
  • o bloqueio de repasses financeiros ao comunicador por meio da plataforma;
  • a indicação de um representante legal no país.

A plataforma voltou a operar no Brasil em 8 de fevereiro, após mais de um ano fora do ar, mas foi novamente intimada a excluir as contas de Allan dos Santos. Advogados da empresa argumentaram que não tinham autoridade legal para cumprir as determinações em nome do Rumble Brasil e renunciaram à intimação.

Diante da resistência, Moraes reiterou que, para operar no Brasil, empresas estrangeiras precisam ter representação legal no país. O ministro citou ainda o Marco Civil da Internet, que prevê a responsabilização das plataformas pelo descumprimento de decisões judiciais.

A rede social e a Trump Media & Technology Group (TMTG) acionaram a Justiça dos Estados Unidos contra a decisão de Moraes, alegando censura e violação à liberdade de expressão.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Hugo Motta sinaliza apoio à oposição e agenda votação de PECs contra STF
Propostas visam limitar poderes do Supremo e reforçar prerrogativas parlamentares
Foragida do 8 de janeiro é detida em Confins após deportação dos EUA
Rosana Maciel Gomes, condenada por atos antidemocráticos, foi capturada ao chegar em voo de repatriados
Moraes determina prazo de cinco dias para PGR avaliar prisão de Bolsonaro
Supremo aguarda manifestação sobre descumprimento de medidas cautelares por ex-presidente
Alexandre de Moraes ordena vigilância contínua de Jair Bolsonaro
Medida visa garantir cumprimento de restrições antes de julgamento no STF
Assembleia da Bahia aprova projetos do Executivo após embates com oposição
Decisões incluem empréstimo de R$ 4,5 bilhões, reajuste salarial e manutenção de veto do governador Jerônimo
Lula acusa família Bolsonaro de trair o Brasil
Presidente intensifica críticas e promete combater ações de Eduardo Bolsonaro nos EUA
Carregando..