Para conter varíola dos macacos, China recomenda ‘evitar contato com estrangeiros’

Os primeiros casos da doença em território chinês foram confirmados na semana passada
Por: Brado Jornal 19.set.2022 às 14h44
Para conter varíola dos macacos, China recomenda ‘evitar contato com estrangeiros’
Foto: Divulgação

Um alto funcionário da saúde pública da China aconselhou as pessoas, em uma postagem na rede social chinesa Weibo, a evitarem “contato direto pele a pele com estrangeiros”, para impedir a disseminação da varíola dos macacos. A postagem, no entanto, foi alterada após centenas de reações contrárias, acusando o governo de adotar uma recomendação discriminatória.

Os dois primeiros casos da doença foram confirmados no país na semana passada: um em Hong Kong e um na China continental, na megacidade de Chongqing.

Na postagem original, o epidemiologista-chefe do Centro Chinês de Controle e Prevenção de Doenças, Wu Zunyou, recomendou: “Para prevenir a infecção por varíola dos macacos, não tenha contato direto pele a pele com estrangeiros”.

Figura central nas ações de combate à pandemia de covid-19 na China, Wu Zunyou apelou ainda à população para evitar contato próximo com pessoas que estiveram no exterior nas últimas três semanas. Segundo ele, foi a rígida política de covid zero da China, com controle de fronteiras e quarentena obrigatória na chegada, que impediu, até agora, a expansão da varíola dos macacos no território.

A postagem foi amplamente compartilhada em várias mídias sociais chinesas no fim de semana, mas a seção de comentários, na postagem original, foi desativada. Nos compartilhamentos dos prints da mensagem original, muitos escreveram que a recomendação de Zunyou era “discriminatória” e outros lembraram que muitos trabalhadores estrangeiros residentes na China não conseguem deixar o país desde o início das restrições contra a covid.

O post original de epidemiologista no Weibo foi editado, depois da polêmica. Agora, a mensagem diz apenas que “estrangeiros que vieram recentemente de áreas afetadas pela varíola dos macacos no exterior podem estar infectados com varíola dos macacos”.

A doença foi declarada uma emergência global pela Organização Mundial de Saúde em julho. Até agora, cerca de 60 mil pessoas ficaram doentes, com 18 mortes. Trata-se de uma doença curável, que não oferece gravidade, com tratamento precoce.

A maior parte dos casos está nos Estados Unidos e na Europa e a maior parte dos doentes — cerca de 97% — são homossexuais masculinos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Partidos de esquerda solicitam apuração no Supremo sobre ação letal na capital fluminense
Legendas políticas denunciam abusos em operação que resultou em 121 óbitos e questionam o equilíbrio entre baixas e material bélico confiscado pela PM
Carregando..