Israel realiza a quinta eleição em três anos nesta 3ª feira

A expectativa é que seja uma disputa acirrada entre o partido de direita Likud e seus oponentes
Por: Brado Jornal 01.nov.2022 às 15h58
Israel realiza a quinta eleição em três anos nesta 3ª feira
Divulgação

Os eleitores em Israel vão às urnas nesta terça-feira, 1º, para eleger os 120 integrantes do Parlamento do país. Este é o quinto pleito legislativo em pouco mais de três anos.

A expectativa é que seja uma disputa acirrada entre o partido do ex-premiê Benjamin Netanyahu e seus oponentes, liderados pelo primeiro-ministro interino, Yair Lapid.

A dissolução do Parlamento israelense foi anunciada em 20 de junho pelo então primeiro-ministro do país, Naftali Bennett. Ele deixou o cargo em julho. Foi substituído por Lapid, que atuava como ministro das Relações Exteriores.

Para tirar do poder o então premiê, Benjamin Netanyahu, depois de 12 anos no cargo, Lapid e Bennett formaram uma coalizão de oito partidos em junho de 2021. O novo governo incluiu siglas árabes de direita, liberais e muçulmanos.

A aliança era considerada frágil por especialistas desde o início em razão da divisão sobre questões políticas, como o conflito Israel-Palestina. Alguns integrantes da aliança abandonaram o governo em abril de 2022. Com isso, o grupo perdeu a maioria parlamentar.

Com um avanço da direita consolidado nas pesquisas eleitorais e a possibilidade do sumiço de partidos importantes do Congresso, o país continua dividido pela mesma figura dominante da política israelense: o ex-premiê Binyamin Netanyahu.

Netanyahu quer voltar a ocupar o cargo de primeiro-ministro. O ex-premiê disse desejar que seu partido, o direitista Likud, conquiste a maioria no Parlamento — pelo menos 61 assentos — para formar um governo de direita com aliados.

No sistema parlamentarista de Israel, tão importante quanto a capacidade de negociar com os demais partidos para formar maioria ― o que significa conquistar, no mínimo, 61 cadeiras ― é conquistar uma margem de segurança que permita manter o gabinete em caso de turbulência, algo que ninguém conseguiu fazer desde 2019.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Planet Internet rejeita alegações de cobranças por facção após execução de três funcionários
Empresa contesta versão de extorsão, enquanto investigações apontam para possível ligação com taxas impostas pelo Comando Vermelho
Carregando..