Netanyahu assume o sexto mandato como primeiro-ministro de Israel

Premiê disse que fim do conflito árabe-israelense será prioridade
Por: Brado Jornal 30.dez.2022 às 13h19
Netanyahu assume o sexto mandato como primeiro-ministro de Israel
Divulgação

Benjamin Netanyahu foi empossado novamente como primeiro-ministro de Israel na quinta-feira 29. O premiê discursou ao Parlamento israelense, em cerimônia realizada em Knesset. Ele assumirá o posto pela sexta vez — serviu ao país como primeiro-ministro  por mais anos do que qualquer homem na história.

“Este novo governo está determinado a restaurar a governança, a paz e a segurança pessoal dos cidadãos de Israel”, disse Netanyahu durante o juramento. O premiê também afirmou que seu governo vai priorizar o “fim do conflito árabe-israelense”, interromper o acordo nuclear do Irã e aumentar a capacidade nuclear de Israel.

De acordo com o canal de notícias do Catar Al Jazerra, opositores gritavam “fraco” durante o discurso do novo primeiro-ministro.


Como será o novo governo de Netanyahu

A coligação do Parlamento de Israel foi eleita em 1º de novembro e será composta pelo partido Likdu, liderado pelo premiê, e outros cinco partidos. Dentre as siglas, três são “de direita” e outros dois são “ultraortodoxos”.

O novo primeiro-ministro defende a expansão judaica na Cisjordânia. Os judeus buscam ocupar terras onde os palestinos pretendem construir o Estado Palestino, e o “conflito de interesses” motivou guerras violentas.

Netanyahu foi premiê de Israel pela primeira vez em 1996 e governou até 1999, depois atuou como ministro das Finanças entre 2003 e 2005. Por fim, antes do atual retorno, voltou ao posto primeiro-ministro israelense em 2009 e governou por 12 anos, quando saiu em 2021.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Embaixada dos EUA desmente Eduardo Bolsonaro sobre visita de funcionário ao Brasil
Em publicação nas redes sociais, Eduardo, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), declarou que a situação de Moraes estaria “esquentando”
Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo enfrentam ridicularização na internet por mentiras sobre Alexandre de Moraes, enquanto juristocracia cresce no Brasil
No entanto, as mentiras de Eduardo e Figueiredo, que insistem que Moraes está com “medo” de punições inexistentes, não encontram respaldo e apenas amplificam seu descrédito.
Alexandre Tchaca e outros policiais são liberados com medidas cautelares na Operação Falsas Promessas
A defesa de Tchaca, por meio de nota oficial, negou qualquer ligação do policial com os crimes apontados
Governo da Bahia patrocina evento com banda que faz apologia ao assassinato de Jair Bolsonaro
A banda Bozokill, formada em 2022 em Salvador, tem um histórico de letras provocativas, como a música “Mate um Minion Hoje”
Rompimento do PDT com o governo Lula impacta cenário nacional e levanta questionamentos sobre aliança na Bahia
Na Bahia, o recente alinhamento do PDT com o governo de Jerônimo Rodrigues (PT), anunciado na última semana, torna a situação particularmente delicada.
Carregando..