Contra juízes ‘ativistas de esquerda’, Israel propõe reforma do Judiciário

As mudanças permitiriam que uma maioria simples de legisladores revertesse as decisões da Suprema Corte
Por: Brado Jornal 13.fev.2023 às 15h32
Contra juízes ‘ativistas de esquerda’, Israel propõe reforma do Judiciário
Foto: Benjamin Netanyahu

O governo de Israel, liderado pelo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, avançou nesta segunda-feira, 13, com uma proposta para reformar o Tribunal Superior do país.

As mudanças propostas permitiriam que uma maioria simples de legisladores revertesse as decisões da Suprema Corte e dominasse o comitê que nomeia os juízes.

Em Israel, o Tribunal Superior atua como local para chancelar as decisões dos Poderes Legislativo e Executivo.

Os defensores da proposta, como Netanyahu, argumentam que o Tribunal Superior de Israel é controlado por juízes ativistas de esquerda, que derrubam as leis apoiadas pela maioria do país.

“Temos uma oportunidade histórica de corrigir erros antigos e restaurar a confiança no sistema de Justiça”, disse Simcha Rothman, o homem-chave da coalizão para as reformas no Knesset, o Parlamento israelense.

A oposição é contra, bem como os funcionários de alto escalão do Tribunal; disseram que a proposta dá à coalizão governista poder irrestrito sobre o sistema judiciário do país.

A proposta atraiu críticas da comunidade empresarial de Israel. Os economistas alertaram para o fato de que as mudanças propostas enfraqueceriam a independência dos Tribunais de Israel e poderiam prejudicar a economia.

O presidente de Israel, Isaac Herzog, é crítico das reformas tratadas por Netanyahu. Herzog disse que o país está à beira de um “colapso social”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
STF prorroga inquérito contra bolsonaristas por novos fatos, afirma Barroso
Barroso, que está em Portugal para o Fórum de Lisboa, conhecido como “Gilmarpalooza”, explicou que inicialmente planejava encerrar o inquérito com o ministro Alexandre de Moraes, mas a descoberta de novos elementos mudou os planos
Eduardo Bolsonaro pressiona por adiamento de anistia até sanções contra Moraes
A leitura de Eduardo é que, caso Moraes seja sancionado pelos EUA, o Congresso ganharia força para aprovar uma anistia mais ampla, beneficiando inclusive seu pai, Jair Bolsonaro
Deputado move ação contra Ratinho por comentários homofóbicos
Por meio de suas redes sociais, Agripino anunciou a medida, destacando um episódio ocorrido na última terça-feira (1º). “O programa do apresentador Ratinho no SBT continua praticando crimes
Carregando..