Reino Unido e UE chegam a acordo pós-Brexit sobre a Irlanda do Norte

Primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ficaram felizes em ‘virar a página e abrir um novo capítulo’
Por: Brado Jornal 27.fev.2023 às 15h59
Reino Unido e UE chegam a acordo pós-Brexit sobre a Irlanda do Norte

Após três anos da saída dos britânicos do Brexit, o Reino Unido e a União Europeia chegaram a um acordo para resolver a disputa sobre os controles comerciais pós-Brexit na Irlanda do Norte, uma questão que estremece as relações entre Bruxelas e Londres há anos. Ainda não foram divulgados muitos detalhes sobre o acordo, mas eles vão ser esclarecidos em uma entrevista coletiva conjunto, contudo, o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, assinaram o acordo nesta segunda-feira, 27, em um hotel em Windsor, no oeste de Londres. Ao deixar Bruxelas, Von der Leyen havia dito que estava “com pressa para virar a página e abrir um novo capítulo com o nosso parceiro e amigo”, o Reino Unido. Sunak também comemorou e afirou se tratar da abertura de “um novo capítulo” com o bloco. “É o começo de um novo capítulo em nossas relações”, disse.

O acordo põe fim às longas negociações entre Londres e Bruxelas, lideradas por três primeiros-ministros britânicos e impactado pela guerra na Ucrânia. Também é considerado um passo essencial para a estabilização da Irlanda do Norte, ainda marcada por três décadas de conflito armado, e para a relação entre o Reino Unido e a UE. O protocolo para a Irlanda do Norte, assinado em janeiro de 2020, era o principal ponto de divergência entre Londres e Bruxelas três anos após a saída do Reino Unido da União Europeia. O texto regulamenta o trânsito de produtos entre o restante do Reino Unido e a Irlanda do Norte, a única fronteira terrestre da nação com a UE. O protocolo pretendia evitar a existência de uma fronteira terrestre entre Irlanda e Irlanda do Norte, algo que prejudicaria o acordo de paz assinado em 1998, após três décadas de violência, ao mesmo tempo que protegia o mercado único europeu. Porém, a medida apresenta problemas práticos ao impor controles alfandegários às mercadorias procedentes da Grã-Bretanha que chegam à Irlanda do Norte, mesmo quando estas permanecem na província britânica.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Eduardo Bolsonaro questiona cancelamento de passaporte diplomático
Ex-deputado alega intenção de bloqueio no exterior e considera "passaporte apátrida" para permanecer nos EUA
China considera violação grave a interceptação de petroleiro venezuelano pelos Estados Unidos
Pequim critica ação americana e defende direito da Venezuela a relações comerciais internacionais
Lula planeja veto ao PL da Dosimetria até 8 de Janeiro, afirma Jaques Wagner
Data escolhida marca lembrança dos atos de 8 de janeiro de 2023, considerados uma afronta à democracia
Navio ligado à Venezuela é alvo de perseguição americana no mar
Governo Trump intensifica pressão sobre Maduro com ações contra exportação de petróleo
Brasileiro judeu relata esforço para salvar vidas em ataque terrorista na Austrália
Paramédico de origem brasileira atuou no socorro às vítimas durante celebração de Hanukkah em Bondi
Esquerda baiana critica boicote bolsonarista às Havaianas
Deputados veem ação contra marca como distração para escândalos políticos
Carregando..