Poloneses elegem novo Parlamento neste domingo

Serão escolhidos 460 deputados e 100 senadores para mandatos de 4 anos; pesquisas mostram que disputada deve ser acirrada
Por: Brado Jornal 15.out.2023 às 09h49
Poloneses elegem novo Parlamento neste domingo
Henryk Niestrój/Pixabay

Os poloneses vão às urnas neste domingo (15.out.2023) para eleições legislativas. Serão eleitos todos os 460 deputados e 100 senadores que compõem o Parlamento da Polônia. Os mandatos são de 4 anos.


As urnas abriram às 7h locais (2h em Brasília) e fecham às 21h (16h em Brasília). Logo depois do encerramento da votação, será divulgada uma pesquisa de boca de urna, que deve dar uma ideia de qual será o resultado do pleito.

Pesquisas de intenção de voto realizadas anteriormente mostram que a disputada deve ser acirrada. O partido Lei e Justiça, do primeiro-ministro Mateusz Morawiecki, de 55 anos, tenta conquistar seu 3º mandato consecutivo. Apesar de aparecer à frente, com 37% dos votos na sondagem divulgada em 12 de outubro pelo site Politico, o resultado não é suficiente para obter maioria no Parlamento.


O Lei e Justiça governa a Polônia desde 2015. Neste período, transformou a TV pública num braço de propaganda do governo, restringiu o direito ao aborto e criou leis contra homossexuais, migrantes e refugiados. Por desrespeito ao Estado de Direito, teve financiamento bloqueado pela UE (União Europeia).


Enquanto isso, a Coalizão Cívica, partido de centro do ex-primeiro-ministro e ex-presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, de 66 anos, briga para voltar ao poder. Segundo a pesquisa do Politico, tem 30% dos votos.


Tusk disse que essa eleição é “a última oportunidade” para impedir que o partido que governa a Polônia há 8 anos cause danos irreparáveis à democracia polaca.


Indefinido, o cenário deve ser decidido pelos votos obtidos por partidos menores. A Lewica, de esquerda, e a Terceira Via, de centro-direita, adiantaram que devem se aliar à Coligação Cívica. Os partidos registraram 10% e 11% das intenções de voto, respectivamente. Já a Confederação, de direita, com 9% dos votos na pesquisa, descartou formalizar uma coalizão.


Os partidos precisam obter individualmente pelo menos 5% dos votos para assegurar vagas no Parlamento. Para as coligações, é necessário ter pelo menos 8% dos votos.


Paralelamente às eleições parlamentares, está sendo realizado um referendo. Os eleitores são questionados sobre a aceitação de imigrantes, a construção de um novo muro na fronteira com Belarus, o aumento da idade para aposentadoria e a venda de ativos do Estado. Para que o referendo tenha validade, 50% dos eleitores devem participar.


Cerca de 29 milhões de poloneses com idade igual ou superior a 18 anos estão aptos a votar.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Ex-presidente Yoon Suk Yeol recebe prisão perpétua por insurreição na Coreia do Sul
Tribunal considerou o ex-líder culpado de liderar tentativa de golpe via lei marcial em 2024; promotoria pedia pena de morte, mas país não executa ninguém desde 1997
Lula defende regulamentação das Big Techs em cúpula sobre IA na Índia
Presidente alerta para riscos da inteligência artificial em processos eleitorais e defende governança global da tecnologia
Ex-príncipe Andrew é liberado após interrogatório na delegacia de Londres
Detenção por suspeita de má conduta em cargo público durou poucas horas; ex-real deixa a Thames Valley Police sem acusação formal e segue sob investigação ligada a Jeffrey Epstein
Rei Charles III comenta prisão do irmão Andrew: "A lei deve seguir seu curso"
Monarca expressa profunda preocupação com acusações de má conduta em cargo público e reforça apoio ao processo investigativo; Andrew foi detido em Sandringham por suposto envio de documentos confidenciais a Jeffrey Epstein
Carregando..