Após eleições, Maduro pede “respeito à vontade popular”

Em 1º discurso após anúncio de vitória, ditador venezuelano pediu paz e respeito internacional ao resultado, chamou adversários de “demônios” e disse que houve um ataque cibernético ao sistema eleitoral e que os responsáveis foram identificados
Por: Brado Jornal 29.jul.2024 às 10h36
Após eleições, Maduro pede “respeito à vontade popular”
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ditador da Venezuela, Nicolás Maduro, pediu “respeito pela vontade popular” depois de ter a reeleição anunciada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela. Maduro concorreu no pleito contra nove candidatos, entre eles o representante da oposição majoritária, Edmundo González Urrutia.

"É isso que peço como presidente, respeito pela Constituição, pelos poderes públicos e pela vida soberana da Venezuela, respeito pela vontade popular (…) Vou defender a nossa lei e o nosso anseio", afirmou o presidente venezuelano aos apoiadores que se reuniram perto do palácio presidencial para ouvir seu discurso.

Maduro prometeu que, com este resultado, dará “toda a sua vida para realizar todas as mudanças” que a Venezuela precisa. O país vive uma intensa crise econômica há vários anos, com inflação alta e problemas graves de abastecimento de itens básicos.

O ditador venezuelano ainda garantiu que trabalhará no seu terceiro mandato “para resgatar todos os direitos violados pela guerra econômica”, em referência às sanções impostas por numerosos países nos últimos anos, especialmente pelos Estados Unidos. Por fim, considerou que sua reeleição “é o triunfo da paz, da estabilidade, do ideal republicano e dos ideais de igualdade”.

Segundo o relatório preliminar do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Maduro foi reeleito neste para seu terceiro mandato consecutivo com 5.150.092 votos (51,2%), enquanto Urrutia obteve 4.445.978 votos (44,2%). A oposição, porém, afirma que Urrutia teria vencido o pleito com 70% dos votos.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Heroísmo em Bondi Beach rende mais de R$ 6,5 milhões em doações a homem que desarmou atirador
Civilians reconhecido internacionalmente por ação corajosa durante ataque terrorista que deixou 15 mortos em celebração de Hanukkah
Prefeito do Rio decreta ponto facultativo para decisões de Flamengo e Vasco
Medida facilita acompanhamento de finais da Copa Intercontinental e da Copa do Brasil no dia 17 de dezembro
Deputada Carla Zambelli deixa o cargo após decisão do STF
Suplente Adilson Barroso assume vaga na Câmara
Manifestação contra o PL da Dosimetria atrai milhares em várias capitais
Estimativa aponta para 13,7 mil participantes no pico do ato em São Paulo
Derrota internacional expõe bolsonarismo e amplia crise interna do grupo
Circula nos meios políticos e diplomáticos um boato ainda não confirmado de que um eventual novo acordo entre os governos Trump e Lula poderia abrir caminho para extradições
José Antonio Kast vence eleição e será o novo presidente do Chile
Opositor de extrema-direita derrota candidata governista com ampla margem no segundo turno
Carregando..