Pelo segundo dia consecutivo, Turquia bloqueia acesso ao Instagram

“Nosso país tem valores e sensibilidades. Apesar dos nossos avisos, eles não levaram em consideração o conteúdo criminoso”, explicou Abdulkadir Uraloglu
Por: Brado Jornal 05.ago.2024 às 10h20
Pelo segundo dia consecutivo, Turquia bloqueia acesso ao Instagram

Os gestores do Instagram na Turquia devem reunir-se esta segunda-feira, 5 de agosto, com o ministro responsável pela comunicação, depois de quatro dias de bloqueio da plataforma no país por motivos ainda não claros.

O ministro turco dos Transportes e Infraestruturas, Abdulkadir Uraloglu, anunciou no X o seu encontro previsto para a “tarde” com os responsáveis pela plataforma. “Esperamos que eles façam o que for necessário para atender às nossas solicitações. Esperamos evolução positiva”, disse o ministro.

Ele explica ter bloqueado o Instagram devido a políticas implementadas no contexto de crimes de conteúdo, sem maiores detalhes.

“Na semana passada aconteceu uma reunião com os responsáveis pela plataforma. Durante a reunião, foram expressas as nossas sensibilidades em relação ao respeito pelas leis da República da Turquia”, acrescenta.


“Insultos a Atatürk”

A decisão de encerrar o acesso ao Instagram foi anunciada na manhã de sexta-feira, 2 de agosto, pela Autoridade Turca de Tecnologia da Informação e Comunicação (BTK), sem explicação.

A suspeita de censura surgiu imediatamente após críticas expressas pelo diretor de comunicações da presidência turca, Fahrettin Altun. Este último alegou que a plataforma “impedia as pessoas de publicarem mensagens de condolências pelo martírio de (líder do Hamas, Ismail) Haniyeh”.

Um funcionário do BTK, falando sob condição de anonimato, referiu-se então a um regulamento que permite o bloqueio de “conteúdo criminoso”, citando “insultos a Atatürk” – fundador da República da Turquia, assim como o seu primeiro presidente.

“Nosso país tem valores e sensibilidades. Apesar dos nossos avisos, eles não levaram em consideração o conteúdo criminoso”, explicou Abdulkadir Uraloglu. “Quando respeitarem as nossas leis, a proibição será levantada”, acrescentou.

A suspensão da plataforma preocupa os players do comércio online, com as redes sociais gerando cerca de 10% das vendas do setor.

Segundo a mídia turca, o Instagram tem de 50 a 60 milhões de assinantes na Turquia, entre 85 milhões de habitantes.

O bloqueio do Instagram corre o risco de custar ao país 1,9 bilhões de liras turcas, ou quase 57 milhões de dólares, por dia. Segundo ele, 10% do comércio online na Turquia é realizado através de plataformas e redes sociais, ou 930 milhões de liras turcas (25,5 milhões de euros) por dia.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Renovação automática da CNH beneficia bons condutores com versão digital gratuita
Medida provisória premia motoristas sem infrações e moderniza processo de habilitação
Manifestação contra o PL da Dosimetria atrai milhares em várias capitais
Estimativa aponta para 13,7 mil participantes no pico do ato em São Paulo
Heroísmo em Bondi Beach rende mais de R$ 6,5 milhões em doações a homem que desarmou atirador
Civilians reconhecido internacionalmente por ação corajosa durante ataque terrorista que deixou 15 mortos em celebração de Hanukkah
Prefeito do Rio decreta ponto facultativo para decisões de Flamengo e Vasco
Medida facilita acompanhamento de finais da Copa Intercontinental e da Copa do Brasil no dia 17 de dezembro
José Antonio Kast vence eleição e será o novo presidente do Chile
Opositor de extrema-direita derrota candidata governista com ampla margem no segundo turno
Derrota internacional expõe bolsonarismo e amplia crise interna do grupo
Circula nos meios políticos e diplomáticos um boato ainda não confirmado de que um eventual novo acordo entre os governos Trump e Lula poderia abrir caminho para extradições
Carregando..