CEO do Telegram pode ficar preso por mais tempo na França

Pavel Durov está sob custódia da polícia francesa desde sábado; ele é alvo de investigação de crimes como fraude e promoção do terrorismo
Por: Brado Jornal 27.ago.2024 às 10h21
CEO do Telegram pode ficar preso por mais tempo na França
Reprodução

O CEO do Telegram, Pavel Durov, poderá permanecer sob custódia policial na França até quarta-feira (28), disse nesta terça-feira (26) a Promotoria de Paris, conforme a agência Reuters. Ele está preso desde sábado (24), quando foi abordado pela polícia francesa ao descer de seu avião no aeroporto de Le Bourget, na região metropolitana de Paris.

A prisão é parte de uma investigação sobre crimes como fraude, tráfico de drogas, cyberbullying, crime organizado e promoção do terrorismo. A participação do bilionário russo nesses crimes é referente à ausência de moderação do aplicativo, que permitiria que grupos criminosos se comunicassem dentro da plataforma. O Telegram tem cerca de 1 bilhão de usuários.


Os crimes são relacionados a:

  • gerenciar uma rede social que permite o comércio ilegal por organizações criminosas;
  • falta de cooperação com as autoridades francesas;
  • conivência na possessão de pornografia infantil por usuários do Telegram;
  • conivência no compartilhamento, oferta e exposição de pornografia em grupo organizado;
  • cumplicidade com o narcotráfico;
  • cumplicidade no comércio ilegal de equipamentos, ferramentas, programas ou dados criados ou adaptados para acessar ou prejudicar a operação de um sistema de processamento de dados automatizado;
  • conivência em fraude organizada;
  • associação com crimes ou delitos que preveem 5 ou mais anos de prisão;
  • ocultação de crimes ou delitos feitos por grupos criminosos;
  • prover um serviço de criptografia direcionado a garantir funções de confidencialidade sem a devida declaração;
  • prover uma ferramenta de criptografia permitindo autenticação ou monitoramento sem aviso prévio;
  • importação de ferramenta de criptografia permitindo autenticação ou monitoramento sem aviso prévio.


O Telegram respondeu às acusações. Afirmou que cumpre as leis da União Europeia e classificou como “absurdo” responsabilizar Durov pelos crimes que se dão na plataforma. A empresa destacou o seu compromisso com a privacidade do usuário e a liberdade de expressão.

Durov, que possui cidadania francesa, foi capturado com base em um mandado de busca decorrente de uma investigação preliminar iniciada em 8 de julho deste ano

A promotora Laure Beccuau mencionou que o CEO do Telegram está sendo interrogado por não cooperar com as autoridades, especialmente por recusar-se a fornecer informações para investigações autorizadas.


MACRON

Em publicação no X (ex-Twitter) na 2ª feira (26.ago), o presidente da França, Emmanuel Macron (Renascimento, centro) negou que a prisão de Durov tenha sido um ato político.

“Vi informações falsas sobre a França após a prisão de Pavel Durov”, escreveu Macron. “A prisão do CEO do Telegram em solo francês se deu como parte de uma investigação judicial em andamento”, acrescentou. Segundo Macron, cabe ao Judiciário francês, “com total independência, fazer e cumprir a lei”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Carol de Toni e Cleitinho lideram pesquisas eleitorais em SC e MG
Levantamento AtlasIntel aponta vantagem da deputada para o Senado em Santa Catarina e do senador para o governo em Minas Gerais
Governo dos EUA pede investigação sobre eutanásia de jovem espanhola de 25 anos
Caso envolve mulher que vivia com paraplegia e dor crônica após episódios de violência extrema, incluindo estupro coletivo.
Endividamento das famílias brasileiras se aproxima da máxima histórica
Banco Central registra nível elevado de dívidas e recorde no comprometimento da renda em janeiro de 2026
Império de Nelson Tanure desmorona após ligação com Banco Master
Empresário investiu pelo menos R$ 1,6 bilhão na instituição de Daniel Vorcaro e agora enfrenta congelamento de bens, perda de controle de empresas e investigação sobre suposta sociedade oculta
Cruzeiro goleia Vitória por 3 a 0 no Mineirão pela 9ª rodada do Brasileirão
Christian, Kauã Moraes e Kaio Jorge marcam em seis minutos no primeiro tempo; Jair Ventura atribui derrota à desatenção do time baiano
Ex-prefeito de Serrinha vira alvo de operação da PF por suspeita de fraude em contratos
Investigação da Operação Tambuatá apura desvio de recursos públicos e também alcança deputado estadual baiano
Carregando..