Putin defende nova ‘ordem mundial multipolar’ na reunião dos Brics

A Rússia vê os Brics como uma alternativa às organizações dominadas por potências ocidentais, como o G7, uma posição apoiada pelo ditador comunista chinês Xi Jinping
Por: Brado Jornal 23.out.2024 às 10h18
Putin defende nova ‘ordem mundial multipolar’ na reunião dos Brics
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Na manhã desta quarta-feira (23), durante a abertura da reunião de cúpula dos Brics, o líder da Rússia, Vladimir Putin, defendeu a formação de uma nova “ordem mundial multipolar”. Este evento marca a reunião diplomática mais significativa na Rússia desde que Putin autorizou a entrada de tropas na Ucrânia em março de 2022, um ato que provocou sanções ocidentais e condenação internacional.

Na cidade de Kazan, centro da Rússia, quase 20 chefes de Estado e de Governo, incluindo os da China, Índia, Turquia e Irã, se reúnem para discutir temas como o desenvolvimento de um sistema de pagamento internacional sob a liderança dos Brics e o conflito no Oriente Médio.

A Rússia vê os Brics como uma alternativa às organizações dominadas por potências ocidentais, como o G7, uma posição apoiada pelo ditador comunista chinês Xi Jinping, um aliado crucial de Moscou.

Putin afirmou que o processo de formação de uma ordem mundial multipolar está em curso, caracterizando-o como dinâmico e irreversível.

Ele também enfatizou que a organização dos Brics está fortalecendo sua autoridade nas questões internacionais e pediu aos países membros que considerem como podem abordar os problemas mais prementes da agenda global, incluindo os graves conflitos regionais.

Criado em 2009 com Brasil, Rússia, China e Índia, o grupo Brics adicionou a África do Sul em 2010. Em 2024, o bloco recebeu quatro novos membros: Etiópia, Irã, Egito e Emirados Árabes Unidos.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, chegou à Rússia nesta quarta-feira para participar da reunião, sua primeira visita ao país em mais de dois anos, que foi bastante criticada pela Ucrânia.

Em conversações bilaterais realizadas na terça-feira com Xi e o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, Putin elogiou as “associações estratégicas” da Rússia com seus parceiros. Xi, por sua vez, destacou os laços “profundos” entre a China e a Rússia, inserindo-os em um contexto de mundo “caótico”.

Segundo Xi, as relações entre Rússia e China “injetaram um forte impulso ao desenvolvimento, revitalização e modernização dos dois países”.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Elon Musk pede indenização de até US$ 134 bilhões da OpenAI e da Microsoft
Bilionário alega ganhos indevidos com base em contribuições iniciais à startup de IA que cofundou; processo vai a julgamento em abril na Califórnia
Tropas alemãs desembarcam na Groenlândia em meio a tensões com os Estados Unidos
Contingente europeu reforça presença militar na Ilha Ártica durante exercícios conjuntos liderados pela Dinamarca
Salvador recebe o principal prêmio mundial de mobilidade sustentável por avanços no BRT elétrico
Capital baiana é reconhecida pelo Sustainable Transport Award 2026 graças à modernização do sistema com ônibus elétricos, infraestrutura de recarga e inclusão de acessibilidade e gênero
Trump convida Lula para conselho de paz sobre Gaza
Presidente dos EUA propõe participação do brasileiro em grupo de mediação internacional; convite foi feito por fontes próximas ao governo americano
Delegados da PF manifestam perplexidade com decisões no caso Banco Master
Associação critica medidas atípicas que mitigam prerrogativas policiais, como escolha nominal de peritos e prazos exíguos, sem citar diretamente o relator do inquérito
Macron classifica ameaças tarifárias de Trump como inaceitáveis e promete resposta unida da Europa
Presidente francês rejeita pressão dos EUA sobre Groenlândia e reforça compromisso com soberania em postagem nas redes sociais
Carregando..