Mercosul e União Europeia fecham acordo de livre comércio após anos de negociações

Acordo foi anunciado em cúpula em Montevidéu e promete benefícios econômicos significativos para os dois blocos, com destaque para o Brasil
Por: Brado Jornal 06.dez.2024 às 10h27
Mercosul e União Europeia fecham acordo de livre comércio após anos de negociações
Foto: Reprodução/X @@vonderleyen

Nesta sexta-feira (6), líderes do Mercosul e da União Europeia (UE) anunciaram, em Montevidéu, no Uruguai, a conclusão de um acordo de livre comércio entre os dois blocos econômicos. A cerimônia, realizada durante a cúpula do Mercosul, contou com a presença de presidentes de países sul-americanos, como Javier Milei (Argentina), Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Santiago Peña (Paraguai), além do anfitrião Luis Lacalle Pou (Uruguai), e da presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen.

As negociações, iniciadas em 1999, haviam sido paralisadas, mas foram retomadas a pedido da Comissão Europeia. O acordo, considerado um marco para as economias de ambos os blocos, foi finalmente fechado após uma reunião entre os líderes. O chanceler uruguaio, Omar Paganini, confirmou que todas as partes chegaram a um consenso.

Especialistas destacam que o acordo pode gerar benefícios para a economia brasileira, com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) estimando um aumento de 0,46% no PIB do Brasil entre 2024 e 2040, além de um crescimento de 1,49% nos investimentos.

Em coletiva de imprensa, Ursula Von der Leyen enfatizou que o acordo representa uma "vitória para a Europa" e um "acordo ganha-ganha", beneficiando consumidores e empresas de ambos os lados. A presidente destacou que o pacto inclui medidas para proteger os agricultores da UE e garantir que os exportadores do Mercosul cumpram rigorosamente os padrões de saúde e alimentos exigidos pelo bloco europeu.

A medida trará uma economia de 4 bilhões de euros por ano em taxas de exportação para empresas da União Europeia. Embora o acordo inicial tenha sido firmado em 2019, a implementação foi adiada devido à resistência de países como a França. Contudo, a Comissão Europeia acredita que o momento certo para avançar nas negociações chegou, com a diretora-geral de Comércio da Comissão, Sabine Weyand, destacando o fim da fase técnica das discussões.

A visita de Ursula Von der Leyen ao Uruguai reforçou as expectativas em torno do anúncio do acordo, concluído após mais de duas décadas de negociações.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Michelle desabafa sobre perseguição após reforço policial em residência
Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar desde 4 de agosto, segue monitorado pela Polícia Penal do Distrito Federal
Acordo do governo impede convocação de Frei Chico, irmão de Lula, em CPI do INSS
Negociação evita depoimento de vice-presidente do Sindinapi, investigado por descontos irregulares
Foragida do 8 de janeiro é detida em Confins após deportação dos EUA
Rosana Maciel Gomes, condenada por atos antidemocráticos, foi capturada ao chegar em voo de repatriados
Assembleia da Bahia aprova projetos do Executivo após embates com oposição
Decisões incluem empréstimo de R$ 4,5 bilhões, reajuste salarial e manutenção de veto do governador Jerônimo
Carregando..