Tóquio implementa semana de trabalho de 4 dias

A medida, que entra em vigor em abril de 2025, visa melhorar o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e incentivar o aumento da taxa de natalidade.
Por: Brado Jornal 11.dez.2024 às 09h15
Tóquio implementa semana de trabalho de 4 dias

O governo metropolitano de Tóquio anunciou que a partir de abril de 2025, seus funcionários terão uma semana de trabalho reduzida para quatro dias. A medida, uma das iniciativas mais recentes para combater a crise populacional do Japão, busca melhorar a qualidade de vida, com foco em aumentar a taxa de natalidade e o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.

A governadora Yuriko Koike ressaltou a importância de revisar os estilos de trabalho, especialmente para apoiar as mulheres. A proposta visa permitir que as mulheres não precisem escolher entre a carreira e a família, além de expandir os benefícios de licença para cuidados infantis, criando um ambiente mais favorável à parentalidade.

Os números de nascimentos no Japão indicam a gravidade da crise: no primeiro semestre de 2024, o país registrou 350.074 nascimentos, uma queda de 5,7% em relação ao mesmo período de 2023, conforme dados do Ministério da Saúde. A taxa de fertilidade caiu para 1,2 nacionalmente, e em Tóquio, para alarmantes 0,99. Para estabilizar a população, a OCDE estima que a taxa de fertilidade deveria ser de 2,1.

Em resposta ao declínio populacional, o governo japonês tem implementado várias medidas, como licenças parentais ampliadas, subsídios para creches e pagamentos diretos a pais. Além disso, Tóquio criou um aplicativo de namoro para facilitar a formação de casais. A divisão desigual do trabalho doméstico, porém, continua sendo um desafio significativo, com o Japão mantendo uma das maiores disparidades entre os países da OCDE.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Capitão Alden "larga o doce" e detona "direita" baiana: “É muita fofoca e pouco trabalho”
Deputado federal afirma que a “direita” da Bahia vive de discursos vazios e não entrega resultados concretos
A ”Caça” ao Eduardo Bolsonaro, que foge de reponder por crimes de injúria e difamação contra apresentadora
O ministro Cristiano Zanin, relator da queixa-crime, deferiu ontem (28) a autuação de Eduardo Bolsonaro por edital
Caça F/A-18 cai de porta-aviões dos EUA após manobra para evitar ataque Houthi no Mar Vermelho
Durante o procedimento de reboque no hangar, a tripulação perdeu o controle da aeronave, que, junto com o trator de reboque, caiu no mar.
União Progressista: PP e União Brasil selam federação para 2026
A formação da federação, negociada ao longo de meses, contou com a participação de figuras de peso como Arthur Lira (PP-AL) e ACM Neto (União-BA).
Carregando..