Ex-Presidente da Coreia do Sul é preso

Yoon Suk-yeol enfrenta acusações de insurreição e abuso de poder após sua destituição e tensa situação política no país
Por: Brado Jornal 15.jan.2025 às 10h28
Ex-Presidente da Coreia do Sul é preso
Reprodução/Instagram

O ex-presidente da Coreia do Sul, Yoon Suk-yeol, foi preso nesta quarta-feira (15) após semanas de refúgio em sua residência no centro de Seul. A prisão ocorreu após uma operação liderada pelo Escritório para Casos de Corrupção de Altos Funcionários (CIO) e pela polícia, que invadiram a casa de Yoon em Yongsan na madrugada. A ação seguiu uma tentativa frustrada de detenção no início do mês, que resultou em confrontos violentos.

Yoon, que foi destituído do cargo em 14 de dezembro após uma polêmica e breve declaração de lei marcial, está sendo investigado por insurreição e abuso de poder. A crise política em torno do ex-presidente teve início com a sua declaração de lei marcial em 3 de dezembro, medida considerada extrema e ilegal em tempos de paz, o que gerou grande instabilidade no país.

O ex-mandatário, que se recusa a colaborar com as investigações, foi levado para a sede do CIO em Gwacheon, ao sul de Seul, onde iniciou seu interrogatório. As primeiras horas de interrogatório, conduzidas por Lee Jae-seung, subdiretor do CIO, não trouxeram resultados. Yoon tem até 48 horas para ser interrogado, antes que o CIO precise solicitar uma ordem judicial para prolongar sua detenção.

Em meio à crise, Yoon afirmou em vídeo gravado pouco antes de sua prisão que considerava a investigação contra ele "ilegal", mas decidiu se entregar voluntariamente para evitar mais confrontos violentos. Manifestantes, tanto apoiadores quanto críticos de Yoon, se reuniram ao redor de sua residência, resultando em feridos durante os embates.

Essa prisão histórica marca a primeira vez na história da Coreia do Sul que um presidente em exercício é detido. O Tribunal Constitucional ainda está avaliando se a destituição de Yoon será definitiva ou se ele poderá retornar ao cargo.



📲 Baixe agora o aplicativo oficial da BRADO
e receba os principais destaques do dia em primeira mão
O que estão dizendo

Deixe sua opinião!

Assine agora e comente nesta matéria com benefícos exclusivos.

Sem comentários

Seja o primeiro a comentar nesta matéria!

Carregar mais
Carregando...

Carregando...

Veja Também
Assembleia da Bahia aprova projetos do Executivo após embates com oposição
Decisões incluem empréstimo de R$ 4,5 bilhões, reajuste salarial e manutenção de veto do governador Jerônimo
Renato Trezoitão analisa impactos da Lei Magnitsky e política brasileira em entrevista: assista
Em uma entrevista à rádio Brado na quinta-feira, 27 de novembro de 2024, Renato Amoedo, conhecido como Renato Trezoitão, discutiu as consequências das sanções da Lei Magnitsky e o cenário político atual do Brasil
Polícia Federal propõe monitoramento interno na residência de Bolsonaro
Sugestão a Moraes visa reforçar vigilância, mas PF alerta que medida não garante impedir fuga
Ataque a comitiva de Javier Milei na Argentina
Incidente em Lomas de Zamora força retirada às pressas do presidente argentino
Brasil é exemplo de "resiliência democrática", diz Economist
A revista aponta o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), marcado para 2 de setembro no Supremo Tribunal Federal (STF
Hugo Motta sinaliza apoio à oposição e agenda votação de PECs contra STF
Propostas visam limitar poderes do Supremo e reforçar prerrogativas parlamentares
Carregando..